Agora MT Cidades Cuiabá 'Portão do Inferno' está com os dias contados
DEBATE NA CÂMARA

‘Portão do Inferno’ está com os dias contados

Da assessoria
VIA

Imagem: Câmara de Cuiabá
Foto: assessoria

O nome “Portão do Inferno” está com os dias contados. No que depender dos esforços das Câmaras Municipais de Cuiabá e de Chapada dos Guimarães o ponto turístico passará a ter outra denominação em breve.

Na manhã desta terça-feira (30), vereadores das duas cidades estiveram reunidos na sala da presidência do Legislativo Cuiabano visando promover ações para consolidar o nome do lugar como “Portal do Paraíso”, conforme estabelece a Lei chapadense nº839/98, de autoria do vereador Manequinho (in memorian), sancionada em 1998 pelo então prefeito Sebastião Treme Terra.

Reconhecido como um dos pontos turísticos mais visitados do estado, o Portal está situado próximo à linha divisória dos dois municípios, na região da cachoeira Salgadeira que ainda pertence à Capital.

O presidente do Parlamento de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB), teve a iniciativa de chamar os legisladores de Chapada, porque é constantemente cobrado por populares que se sentem incomodados com o nome Portão do Inferno.

“Esta mobilização é o resultado de ouvir a população, que está dentro da visão que temos de fazer política como missão e vocação”, explicou.

Misael justificou que além dos “clamores populares” está atento também ao grande número de suicídios que aconteceram no lugar, que em realidade é um acidente geográfico conhecido como despenhadeiro, abismo ou precipício.

O Vereador Carlinhos (PT), presidente da Câmara de Chapada, explicou que o nome teria surgido com os bandeirantes que identificam como inferno o que se localizava para baixo, enquanto aquilo que estivesse para cima, relacionavam com o céu.

“Tanto que um pouco adiante do tal portão existe uma formação rochosa a qual deram o nome de Dedo de Deus, pois aponta para cima”, contou.

Formada por cinco vereadores, além do presidente Carlinhos (PT), Thomas Jeferson (PSDB), Mariano Fidélis (PSC), Rosa Lisboa (PL) e Benedito de Freitas Bozó (MDB).

A comitiva apoiou em unanimidade a proposta do presidente Misael, pois acreditam que além de bons fluídos, a mudança vai atrair mais turistas. Fidélis se colocou como um representante do segmento evangélico. “Para o cristão é mais confortável mostrar o Portal do Paraíso ao contrário do Portão do Inferno”.

Conscientes de que a mudança pode levar muitos anos para ocorrer, os vereadores salientaram que precisam trabalhar em ações para massificar o nome Portal do Paraíso.

A partir disso ficou definida a realização de uma Sessão Solene em Chapada para promover um grande debate com os demais segmentos interessados, tais como entidades religiosas e culturais, bem como da área educacional e de pesquisa, além de empresas ligadas ao turismo e população das duas cidades. O objetivo é de coletar sugestões e definir outras ações para levar adiante o projeto.

Misael salientou que são “cidades irmãs” com interesses que se somam e por isso é necessário a participação dos poderes constituídos dos dois municípios, casas legislativas e prefeituras, mas também “de autoridades do governo estadual e deputados”, pois na avaliação dos vereadores a importância da região atinge todas as esferas de poder dentro do estado.

Os vereadores por Cuiabá Marcos Veloso e Mário Nadaf (PV), Ricardo Saad (PSDB), Adilson Levante (PSB) e Orivaldo da Farmácia (PP) participaram da reunião e confirmaram total apoio ao projeto. Orivaldo fez questão de parabenizar Misael pela iniciativa.  “A ação fortalece o legislativo, tendo em vista que o nome Portal do Paraíso já é oficial”.

VALORIZAÇÃO — Outra medida relacionada à valorização daquele espaço foi o projeto de lei apresentado pelo vereador Mário Nadaf que institui o dia 12 de abril como o Dia do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, onde está localizado o Portal do Paraíso.

Relacionadas

PM resgata duas pessoas e prende quatro por trabalho análogo à escravidão e crime ambiental

Quatro pessoas foram presas, na sexta-feira (22), por policiais militares do 11º Batalhão, suspeitos por trabalho análogo à escravidão, maus-tratos, ameaça e crime ambiental,...

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

Suspeito de esfaquear cunhada é preso em flagrante pela Polícia Militar

Um homem de 33 anos foi preso em flagrante, na noite de domingo (24), suspeito por tentativa de homicídio contra uma mulher, no bairro...

PF deflagra operação nacional contra abuso sexual e cumpre dois mandados em Mato Grosso

A Polícia Federal (PF) realiza nesta quarta-feira (27) uma grande operação nacional (de nome Share) com foco na identificação e prisão de abusadores de...

Motociclista fica gravemente ferida após batida entre carro e moto

Um grave acidente de trânsito foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (28), no cruzamento entre a rua 16-A e a avenida Ismael...

Forças de segurança frustram invasão de terras em Santo Antônio de Leverger

No final da tarde desta quinta-feira (21), forças da Segurança Pública frustraram uma tentativa de invasão de terras em uma propriedade rural no município...

PM prende quatro suspeitos de sequestro e homicídio e apreende explosivos

A Polícia Militar prendeu, nesta segunda-feira (25), no município de Sorriso, quatro membros de uma facção criminosa suspeitos pelo homicídio de David Mellos de...

Foragido de Rondonópolis com três mandados de prisão expedidos é localizado pela Polícia Civil

A equipe da Gerência de Combate ao Crime Organizado prendeu nesta quarta-feira (27), em Várzea Grande, um procurado da justiça estadual que estava com...

Polícia Civil prende suspeito de matar vítima a facadas durante festa

O autor de um homicídio ocorrido no município de Acorizal, em que a vítima foi esfaqueada durante uma festa, teve o mandado de prisão...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas