Agora MT Destaques Transporte público de qualidade é um direito constitucional | Entendendo Direito
MOBILIDADE URBANA

Transporte público de qualidade é um direito constitucional | Entendendo Direito

Por Helio Fialho
VIA

Imagem: Ônibus cidade de Pedra
Ônibus cidade de Pedra – Foto/Reprodução

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada para você nossos leitores queridos, obrigado por estrem conosco, temos leitores de todas as classes sociais, e essa coluna é para você que anda de ônibus ou não, porque não importa se você anda de transporte privado, se os ônibus vão mal, o trânsito piora para você.

O conjunto de normas e princípios, leis e ideias gerais que orientam como as autoridades devem tratar o transporte urbano e rural, tem um novo nome, um nome da moda, é chamado mobilidade urbana.

Na Europa e Estados Unidos, países desenvolvidos, todos os cidadãos conseguem se movimentar bem pela sua cidade, com dignidade e conforto, mas não se engane, o transporte na Europa não é barato, em algumas cidades europeias mesmo, o transporte tem muita qualidade mas é caro ( Londres), chegando a custar 6,18 libras por dia, o que dá hoje aproximadamente R$ 28.

Vamos ver um pouco aqui do que é seu direito em termos de transporte público, mas porque a sociedade não consegui se organizar ainda, não fazemos pressão suficiente nas autoridades para cumprir a lei.

A mobilidade urbana e o transporte público de qualidade é um direito constitucional ( a lei das leis,  a lei maior), a base da mobilidade está em dois artigos na constituição.

“Art. 21. Compete à União:

…..

XX – instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos;”

E o artigo 182

“Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes.

“Então a lei maior diz que a União ( que é o CNPJ do governo federal) deve promover as diretrizes para o transporte urbano, e quem deve executar é o prefeito, pronto aconteceu o caos, mas tem saída.

Nas três maiores cidades de Mato Grosso a tragédia já está anunciada, as três cidades não possuem ainda um plano de transporte urbano, esse plano permite que o Governo Federal envie dinheiro para as Prefeituras investirem no transporte urbano, seja ele público ou privado.

Há uma lei que regula isso, uma lei federal, que é a LEI Nº 12.587, DE 3 DE JANEIRO DE 2012.

Lá está escrito assim:

“Art. 1º A Política Nacional de Mobilidade Urbana é instrumento da política de desenvolvimento urbano de que tratam o inciso XX do art. 21 e o art. 182 da Constituição Federal, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município.”

Mas qual é a situação atual?

Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande já começam a sofrer os efeitos de um completo descontrole do Poder Público em relação ao transporte público, tanto é que nos últimos meses, nessas três cidades, tivemos greves que paralisaram até 100% de toda a frota.

As empresas reclamam que o contrato como esta não é lucrativo, o que eu acredito no mínimo no caso de Rondonópolis, pois as tentativas ao abrir licitação na cidade, nenhuma empresa se dispôs nem mesmo a concorrer.

Em Cuiabá, as licitações estão suspensas, e o transporte público é feito de forma emergencial por empresas que venceram a licitação de 2002, o que é ilegal, mas devido a complexidade do problema nenhuma autoridade toma para si a responsabilidade, que é antes de mais nada do prefeito.

Não podemos nos esquecer que as manifestações de 2013, começaram por causa do transporte público, e que por enquanto, não tem ninguém capaz de guiar essa insatisfação já que o PT que é a maior organização do Brasil, esta machucada pelo roubo de suas lideranças, mas não se enganem vai surgir liderança que vai guiar essa massa, e se essa liderança for raivosa, toda a sociedade vai sofrer.

Qual a solução para você exercer o seu direito de mobilidade urbana?

A primeira coisa seria pressionar o seu prefeito, ano que vem tem eleições e isso sempre pode pressionar as autoridades, porque as urnas podem surpreender e tirar um cacique do poder, se vocês se organizarem para cobrar eles atendem, não porque são bonzinhos, mas porque eles tem medo das urnas.

Outra coisa é pressionar seus vereadores para aprovarem os planos municipais de mobilidade, para que nossas cidades possam receber dinheiro do Governo Federal, e melhorar o transporte como um todo, depois e vigiar esse dinheiro para não parar no bolso de nenhuma dessas autoridades.

Agora a parte mais difícil, não tem transporte público de qualidade barato, vocês vão ter que escolher se querem preço ou qualidade, quando o poder público força os preços das passagens para baixo, artificialmente o dinheiro falta em um outro lugar, porque é o Governo que paga a diferença, e quando o Governo paga a diferença, quem paga na verdade é você.

Esse dinheiro faz falta em hospitais, escolas etc.

Ainda existe a possibilidade de montarmos cooperativas de transporte público, vans que poderiam sem conforto, mas com bons preços, ajudar na mobilidade urbana, nada na lei proíbe que esse serviço seja ofertado.

Relacionadas

Motociclista fica ferida após subir em calçada e bater em betoneira

Uma motociclista ficou ferida após um acidente, na noite deste domingo (17), no bairro Jardim Carlos Bezerra, em Rondonópolis-MT. Conforme informações, a mulher seguia pela...

Polícia Civil localiza fugitivo de penitenciária condenado por latrocínio

Um fugitivo da Penitenciária Central do Estado, condenado a 27 anos por um latrocínio em Sinop, foi recapturado na manhã desta segunda-feira (18) por...

Proprietários de veículos em MT já podem indicar real infrator de forma online

Os proprietários de veículos em Mato Grosso passaram a ter mais comodidade e acessibilidade com a implantação de novos serviços online pelo Departamento Estadual...

Sine-MT disponibiliza mais de 2,3 mil vagas de emprego nesta semana

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), disponibiliza, nesta semana, 2.311...

Homem com mandado de prisão em aberto por estupro é preso usando identidade falsa em Rondonópolis

Um homem de 35 anos foi preso em cumprimento a um mandado de prisão pelo crime de estupro, neste domingo (17), no Centro, em...

Transferência de propriedade de veículos já pode ser realizada pelo aplicativo MT Cidadão

Proprietários de veículos registrados em Mato Grosso podem realizar a transferência de propriedade veicular de forma digital, usando o aplicativo MT Cidadão. O Governo...

Fiscalização apreende 30 quilos de pescado durante patrulhamento em MT

Ação integrada da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Mato Grosso (Sema-MT) e do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM)...

Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados ao lidar com abelhas, marimbondos e vespas

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) alerta a população sobre a necessidade de adotar medidas de precaução ao lidar com insetos...

Polícia Civil prende autor de homicídio que matou vítima a facadas em Primavera do Leste

O autor de um homicídio em que a vítima foi morta a facadas em Primavera do Leste foi preso em flagrante pela Polícia Civil,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas