Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Uso de remédio para dormir cresce 560% em oito anos
SAÚDE

Uso de remédio para dormir cresce 560% em oito anos

Foram compradas 11,4 milhões de caixas de zolpidem no ano passado, um recorde

Da redação com R7
VIA

As vendas de zolpidem, um poderoso medicamento para dormir, cresceram 560% entre 2011 e 2018 no Brasil, país com 73 milhões de pessoas que sofrem de insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono.

Foram compradas 11,4 milhões de caixas de zolpidem no ano passado, um recorde.

Apenas de 2017 para 2018, a alta foi de 33,5%. Os dados são de um levantamento exclusivo feito pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O zolpidem aparece como o terceiro medicamento mais vendido em 2018 no levantamento, que inclui oito drogas psicotrópicas.

O aumento do consumo do zolpidem ocorre em meio a uma queda de outros medicamentos tradicionalmente usados, incorretamente, por quem tem problemas para dormir: os benzodiazepínicos, ou ansiolíticos.

“Os benzodiazepínicos não são hipnóticos, não induzem ao sono. São relaxantes musculares, ansiolíticos, amnésicos e geram dependência”, explica a presidente da Associação Brasileira do Sono, a médica neurologista Andrea Bacelar.

Diretriz da AMB (Associação Médica Brasileira) alerta que “os benzodiazepínicos costumam perder o efeito sobre o sono ao longo do tempo, sendo ineficazes para o tratamento da insônia crônica, além de levar a alterações da arquitetura do sono”.

Chamados de Z-hipnóticos, medicamentos como o zolpidem surgiram nos anos de 1990 para tratar quadros de insônia, como uma alternativa aos benzodiazepínicos. A grande vantagem divulgada pelos fabricantes sempre foi o menor efeito rebote e o baixo risco de dependência.

O zolpidem foi criado na França em 1988 e ganhou notoriedade em meados da década de 1990, quando foi aprovado nos Estados Unidos com nome comercial de Ambien.

No Brasil, o medicamento tem a venda autorizada desde 2007, com nome de referência de Stilnox, produzido pelo laboratório Sanofi-Aventis.

O clonazepam, vendido sob o nome de referência Rivotril, é até hoje o medicamento mais consumido entre os ansiolíticos. Por ter como efeito colateral a sonolência, é usado de forma incorreta para pegar no sono.

Mas as vendas de clonazepam e outros ansiolíticos têm caído ano após ano desde 2015, enquanto as de zolpidem aumentam.

“Eu vejo uma migração quase que direta do clonazepam [benzodiazepínico] para o zolpidem. Isso é positivo por um lado, mas não significa dizer que a gente precise utilizar tanto zolpidem assim”, diz Andrea.

Medicamento não é solução para insônia

A médica da Associação Brasileira do Sono reforça que “o tratamento para insônia não é farmacológico”.

“O que chega para o especialista em medicina do sono são pessoas completamente dependentes, usando cinco, dez medicamentos por noite. Aí temos que tratar dois problemas: o que levou a insônia e a dependência.”

As terapias para insônia incluem acompanhamento psicológico e podem levar pelo menos dois meses para surtirem efeito. Na prática, o indivíduo vai precisar “reaprender a dormir”, explica a médica,

“Com a diminuição do abuso dessas substâncias, a pessoa vai ter tempo de sono e percepção de tempo de sono.”

Segundo Andrea, “o mais importante nos casos de insônia é não se automedicar”.

“Não pode ter aquilo de ‘eu vou tomar esse remédio aqui porque meu marido ou minha mãe tomam’, e muito menos o uso diferente daquilo que foi prescrito pelo médico.”

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas