Imagem: prefeitura cuiabá1
Foto: reprodução

Os deputados estaduais Wilson Santos (PSDB) e Janaina Riva (MDB) estão entre os nomes mais lembrados pelos internautas do portal Agora Mato Grosso que votaram numa enquete simulando um possível cenário eleitoral da disputa pela Prefeitura de Cuiabá. Na sequência, está o atual prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro, também do MDB.

Vale ressaltar que a enquete não possui caráter de pesquisa eleitoral representando apenas a preferência de um grupo de internautas com base numa lista contendo nomes de alguns políticos citados pelos próprios internautas e leitores quando o assunto são as eleições de 2020. Foram disponibilizados 10 nomes para serem votados com a seguinte pergunta: “Se as eleições para prefeito de Cuiabá fossem hoje, em quem você votaria?”.

O resultado trouxe o tucano Wilson Santos com 22% dos votos e na sequência a deputada Janaina Riva como a preferida de outros 20% dos internautas que votaram na enquete. O prefeito Emanuel Pinheiro surge na terceira posição, um pouco mais distante, escolhido por 12% dos internautas. Praticamente colado no emedebista ficou o ex-prefeito da Capital, Roberto França (PV), que nos últimos dias passou a ter seu nome aventado como uma possibilidade de entrar na disputa pelo Palácio Alencastro.

Sobre o resultado, o tucano Wilson Santos disse que fica feliz pelo reconhecimento, mas não pretende ser candidato a prefeito de Cuiabá. Observou que no pleito eleitoral do próximo ano deverá atuar somente como “um dos apoiadores de um grupo político da oposição que ainda será formado”.

Wilson Santos já foi prefeito de Cuiabá por duas vezes, mas não concluiu seu segundo mandato. Em 2010, ele decidiu disputar o governo do Estado e deixou o então vice-prefeito, Chico Galindo (PTB), no cargo de prefeito por dois anos. Na época, o tucano foi bastante criticado pela decisão e passou um longo período sendo acusado de “ter traído e abandonado” Cuiabá e seus eleitores.

Em seu segundo mandato eletivo, a emedebista Janaina Riva avalia que o resultado da enquete seja um reflexo do seu posicionamento na defesa dos direitos de cada um dos cidadãos mato-grossenses ao longo dos últimos cinco anos. “O meu primeiro mandato foi pautado por posicionamentos firmes, por ser a voz das minorias e dar voz aos invisíveis. Isso faz com que mesmo eu não sendo uma deputada da Capital, que meu nome seja lembrado nessas enquetes pelos internautas”, diz a parlamentar.

Ela pondera, no entanto, que esse não é o momento para falar das eleições de 2020. “Não sou uma candidata natural ao cargo de prefeita da Capital, até porque o prefeito de Cuiabá é do MDB e tem a preferência da candidatura. A decisão de uma disputa como essa é colegiada e passa pela executiva estadual, não é individual. Quero agora honrar os 51.546 votos que fizeram de mim a deputada mais votada neste pleito. Este é o meu foco, fazer um mandato melhor que o primeiro”, observou Janaina.

Por sua vez, o prefeito Emanuel Pinheiro não quis comentar o resultado da enquete.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.