21 de outubro de 2020
Mais
    Capa Notícias Economia Especialistas vão discutir tecnologias de rastreabilidade de grãos em Cuiabá
    agronegócio

    Especialistas vão discutir tecnologias de rastreabilidade de grãos em Cuiabá

    Especialistas em tecnologia vão discutir em Cuiabá as possibilidades e ferramentas para a rastreabilidade de produtos do agronegócio como a soja. Entre os presentes no evento, marcado para esta quinta-feira (22), está Percival Lucena, blockchain Leader da IBM.

    Percival vai palestrar sobre o blockchain, que também é conhecido como “o protocolo da confiança”. Ele é  sistema que permite, por exemplo, ao produtor armazenar dados em um sistema que não pode ser corrompido, e usar estes dados para definir estratégias futuras observando o melhor desempenho da lavoura.

    Neste sistema o produtor coloca dados da produção como a semente utilizada e a quantidade, além de características do solo, os defensivos e o ataque de pragas.

    “Para o produtor este banco de dados que ele cria é importante para que ela possa descobrir quais foram as estratégias que renderam o melhor desempenho da lavoura ao longo dos anos”, explica Rafael Martins, que é  um dos organizadores do evento.

    Estes dados também poderão ser acessados pelos compradores dos grãos, antes ainda do processo de industrialização. Isso permitirá, por exemplo, que o comprador saiba se o nível de unidade que o grão foi colhido é o desejado para que o contrato seja fechado.

    Estas informações vão sendo armazenadas a cada etapa do processo de industrialização dos grãos permitindo que o consumidor, ao buscar por um produto na prateleira do supermercado, fique sabendo se ele foi produzido  da maneira com que ele deseja.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS