Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Mãe de primeira viagem: o que fazer com tantos conselhos
SAÚDE

Mãe de primeira viagem: o que fazer com tantos conselhos

Da redação com R7
VIA

A mãe de primeira viagem que recebe a linda notícia de que será mãe pela primeira vez tende a ficar sobrecarregada com a grande quantidade de conselhos que recebe. Elas gostariam de colocá-los todos em prática, mas comparando-os, alguns deles (ou a maioria) se contradizem. No entanto, o que pode funcionar para uma mulher não será necessariamente eficaz para outra.

Em muitos casos você experimenta pressões psicológicas e emocionais, por querer fazer as coisas como são recomendadas. Principalmente se o conselho vier da mãe, da sogra ou de outros parentes próximos, como irmãs e melhores amigos. Normalmente, o excesso de informação tenderá a confundi-la.

Lidar com um monte de conselhos para a mãe de primeira viagem pode enchê-la de estresse e confusão. Por esse motivo é essencial decidir o que fazer com as recomendações recebidas. Sempre tendo em mente que não há receita infalível e inquebrável para a criação dos filhos. E ocorre que a mãe, o bebê, e cada gravidez têm suas peculiaridades.

Nenhuma mãe de primeira viagem se livra de receber conselhos em algum momento de sua gravidez. Desde a melhor maneira de colocar a fralda, ou a técnica mais segura para fazer o bebê dormir, sempre haverá alguém que parece saber mais do que você. No entanto, deve ter em mente que as dicas que as pessoas lhe dão nascem da boa fé.

Por isso, é necessário ser paciente e fazer uso de toda a empatia que você tem. Aqueles que lhe aconselham acham que isso estará ajudando, sem perceber que estão fazendo isso em um tom de crítica construtiva. Nos casos em que você começa a sentir que tais pessoas estão invadindo sua privacidade, você deve usar sua assertividade.

Ouvir o conselho e agradecer a intenção da outra pessoa não implica ter que fazer o que  sugere. Você pode dizer-lhe, por exemplo, que considerará tal recomendação quando achar necessário. Assim, poderá definir o seu espaço, e a outra pessoa saberá que você ouviu o seu conselho, mas que tem suas próprias ideias.

Portanto, educadamente mostre que finalmente fará o que considera mais conveniente para você e para o seu bebê. Assim, poderá descartar o conselho ou aplicá-lo efetivamente, conforme achar mais benéfico.

Se perceber que alguém quer impor seu ponto de vista, convém expressar-se com educação dizendo que, se você tiver mais dúvidas sobre o assunto, consultará seu especialista. Isso deve ser o suficiente para a pessoa compreenda sua intromissão.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas