Imagem: drdouglasgonsales
Douglas Gonsales – Foto: reprodução

O neurocirurgião rondonopolitano Douglas Gonsales participou de uma microcirurgia realizada pela 1ª vez na América Latina. A microcirurgia vascular intracraniana por via endonasal, para fechamento do aneurisma cerebral foi realizada no Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP), em São Paulo (SP).

O procedimento é feito sem a necessidade de cortes, que ocorrem no procedimento convencional e, em se tratando de paciente do sexo feminino, o fato de não precisar raspar a cabeça é, psicologicamente falando, menos traumático.

A utilização dessa técnica não deixa cicatrizes aparentes e a manipulação cerebral é mínima, o que promove uma recuperação mais rápida.

Imagem: article (2)
Procedimento cirúrgico – Foto: Hospital Militar de Área de São Paulo

Poucos centros utilizam esta técnica no mundo, tendo sido divulgados apenas 30 casos.

No pós-operatório, a paciente foi submetida a um exame neurológico e respondeu muito bem. E, cerca de 20 dias depois, a equipe informou que a paciente ficou sem nenhum deficit neurológico.

A cirurgia foi conduzida pelo Capitão Médico Paulo Porto, Chefe da Clínica de Neurocirurgia e Presidente da Comissão de Residência Médica (COREME), e pelo Dr. Leonardo Balsalobre, do Centro de ORL de São Paulo e Hospital Edmundo Vasconcelos. Acompanharam o procedimento o 1º Ten Med Rômulo e o Asp Of OMT Gonsales, ambos da equipe de neurocirurgia do HMASP.

Imagem: article (1)
Procedimento cirúrgico – Foto: Hospital Militar de Área de São Paulo

SOBRE DOUGLAS GONSALES 

Casado e pai de dois filhos, Douglas Gonsales é natural de Rondonópolis, onde passou toda sua infância e juventude, se mudando para Cuiabá para graduar em Medicina pela Universidade de Cuiabá (UNIC) de 2002 a 2008, onde iniciou sua carreira e estudos na área de neurocirurgia.

O neurocirurgião vascular e endovascular é filho do empresário do ramo de transportes Antonino Aparecido Gonsales, mais conhecido como “Toninho do Guarujá”.

CURRÍCULO 

• Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc);
• Professor Assistente do serviço de Residência médica em Neurocirurgia do HMASP-SP;
• Especialização Clínica (Clinical Fellowship) em doenças Cerebrovasculares, Stroke (AVE) no Hospital Baptist Medical Center em Jacksonville-FL, USA;
• Especialização Clínica (Clinical Fellowship) em Neuro-Oncologia no Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Rio de Janeiro-RJ;
• Especialização em Pesquisa Científica em doenças Cerebrovasculares e Stroke (AVE) no Hospital Baptist Medical Center em Jacksonville-FL, USA;
• Editor e Revisor dos maiores Scientific Journals em Neurocirugia.

 

 

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.