Imagem: Secretaria estadual de cultura
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – Secel – Foto: Secom-MT

Com sede em Santo Antônio de Leverger, a Associação Sóciocutural Arte Cidadã foi uma das 30 entidades contempladas no edital da Rede de Pontos de Cultura, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Por isso, receberá R$ 30 mil para incentivar projetos de música com mais de 300 crianças, jovens e adultos na região.

De acordo com a pasta, foram feitas 94 inscrições para escolher os finalistas após seleção documental e de experiência comprovada em projetos culturais desenvolvidos para melhorar o acesso à cultura nas comunidades.

A escolha das entidades foi divulgada no último dia 3. “Esse tipo de iniciativa é muito importante porque vivemos da contribuição das pessoas que acreditam nesse tipo de ação e no nosso trabalho”, afirma Maguidalena da Silva Ribeiro, presidente da Associação Sóciocultural Arte Cidadã.

A entidade atua nos municípios de Leverger e Barão de Melgaço com aulas de coral, clarinete, violão, viola, trombone e flauta. Foram contemplados no edital projetos das diferentes regiões de Mato Grosso.

A Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso foi iniciada em 2009 por meio de convênio com o Ministério da Cultura. Os recursos decorrem da Política Nacional de Cultura Viva. Para o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec, isso é importante porque democratiza e impulsiona projetos culturais nas comunidades onde as entidades atuam. “Elas compõem uma rede horizontal, que é imprescindível para o exercício do direito à cultura. Por isso, é papel do poder público fazer esse incentivo, principalmente quando temos recursos federais disponíveis para isso”.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.