Imagem: chuva em Cuiabá
Chuva em Cuiabá – Foto: Welington Sabino / AGORA MATO GROSSO

Depois de uma longa temporada de estiagem e calor extremo com temperaturas máximas ultrapassando a casa dos 40ºC, Cuiabá e Várzea Grande registraram pancadas de chuva na tarde desta segunda-feira (23). Em alguns bairros das duas cidades houve trovoadas e forte ventania. Também há relatos de que caiu granizo em alguns pontos.

As rajadas de vento causaram alguns contratempos derrubando toldos e até uma motocicleta estacionada no bairro Pedra 90. Houve também alguns picos de oscilações de energia resultando no desligamento de semáforos.

Em virtude do longo período sem chuva – mais de quatro meses de estiagem- moradores das duas maiores cidades mato-grossenses gravaram vídeos e fotos registrando a chuva com ventania. Em poucos minutos, os registros se espalharam pelas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp.

Outros comemoraram a vinda da chuva que além de amenizar o calor deve contribuir para a redução da grande quantidade de queimadas registradas no Estado.

As previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontavam para dia parcialmente nublado por alguns períodos. Para a Capital, a temperatura prevista é de mínima de 24º e máxima chegando aos e 39º C. Em Várzea Grande, a previsão é basicamente a mesma.

Já o site Climatempo apontava uma probabilidade de 80% para chuva nos dois municípios. A previsão era de sol logo pela manhã, com aumento de nuvens no decorrer do dia e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Ventania e toldos arrancados
A ventania também derrubou uma cobertura metálica de um estacionamento da empresa TUT Transportes, situado nas imediações da rodoviária de Cuiabá. No local, na Avenida Madrid, no bairro Senhor dos Passos, o trânsito ficou parcialmente interditado por causa do enorme toldo caído sobre a pista. O jornalista Luiz Hugo Fernandes registrou em vídeo o estrago causado no local. Confira abaixo:

 

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.