Em alusão ao Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, Cuiabá se prepara para receber a Semana do Turismo, evento que vai divulgar o potencial turístico de Mato Grosso aos visitantes e moradores, incluindo a gastronomia, o artesanato, apresentações culturais, além de informações sobre as belezas naturais e produtos turísticos que o Estado tem a oferecer.
A realização é do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Shrbs) em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso. As ações serão realizadas entre os dias 25 a 27 deste mês na Praça Alencastro e no Sesc Arsenal.
Na programação, um cardápio regional para degustação e apresentações culturais, dicas de locais para visitação e atividades nas cidades mato-grossenses que mais atraem turistas: Cuiabá, Nobres, Cáceres, Chapada dos Guimarães e Poconé.
A ideia, no entanto, é mostrar que o potencial turístico do Estado é bem mais amplo, indo muito além desses cinco municípios. E para isso, profissionais de diferentes segmentos estão sendo qualificados e orientados para atender e auxiliar visitantes e moradores que não conhecem o Estado. O lançamento foi na manhã desta quarta-feira (11) com a participação de autoridades, empresários e profissionais ligados ao trade turístico em Mato Grosso.
“O principal objetivo é trazer o turista para perto da população, popularizar o turismo em Mato Grosso. Por isso vamos realizar no dia 25, quarta-feira, um evento na Praça Alencastro onde vamos levar todos os atrativos turísticos do Estado juntamente com o Senac e Sesc e outras instituições para mostrar o artesanato e as riquezas dos produtos turísticos de Mato Grosso. No dia 26 vamos ter o stand do turismo dentro do Bolicho do Sesc Arsenal e no dia 27, que é o Dia Internacional do Turismo, teremos palestras e muitas outras atividades para divulgar o turismo no Estado para todos os mato-grossenses”, explica Luis Carlos Nigro, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.
Na Praça Alencastro terá um “panelaço” onde o grupo Caçarola dos Chefes vai servir mojica de pintado para os frequentadores do espaço mostrando um pouco da culinária mato-grossense. “Turismo é cultura, é gastronomia, é emprego e renda pra população”, observa Nigro ao explicar que o turismo movimenta 52 segmentos da sociedade.
A Semana do Turismo será encerrada na sexta-feira, 27 de setembro, no Sesc Arsenal, com uma solenidade para autoridades e profissionais do setor que poderão participar de palestras e um workshop serão oferecidos entre às 18h e 21h.