Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Varizes não afetam só mulheres
SAÚDE

Varizes não afetam só mulheres

A condição acomete todos aqueles que trabalham muitas horas de pé ou sentados, e independe de gênero

Da redação com R7
VIA

Apesar de receber maior atenção das mulheres, o aparecimento de varizes nas pernas é um problema que também afeta 30% dos homens e vai além da estética. A condição acomete todos aqueles que trabalham muitas horas de pé ou sentados, e independe de gênero. É o que afirma Marcelo Calil Burihan, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional São Paulo.

“Pessoas que carregam muito peso ou ficam paradas muito tempo tendem a dilatar as veias nas pernas e nos braços. Essas veias dilatadas e muito tortuosas podem levar a um processo inflamatório e acumulo de coágulos”.

Segundo o profissional, é no aparecimento de coágulos que está o perigo das varizes. “Se isso acontece na veia safena, pode correr o risco desse coágulo gerar uma trombose venosa profunda. Se o coágulo se desprende pelas veias do membro inferior e sobe para o pulmão, pode levar a uma embolia pulmonar”, explica Burihan.

Outro fato complicador das varizes é o desenvolvimento de alterações de pele, que podem levar a quadros alérgicos, como eczemas, e infecciosos, como as erisipelas ou formação de úlceras varicosas. “Apesar de [úlceras varicosas] serem mais frequentes em mulheres, elsa também acometem os homens, dependendo do tipo de ocupação: carregadores, seguranças e até mesmo quem trabalha em escritório pode desenvolver o quadro.”

Segundo o especialista, o aparecimento das varizes pode ser evitado com exercícios físicos para estimular a circulação, uso de meias compressoras durante o horário de expediente e medicações para melhorar o quadro circulatório, de acordo com a prescrição médica.

No dia 15/9, em São Paulo, profissionais de medicina prestarão atendimento gratuito para informar a população a respeito de doenças cardiovasculares. Para marcar o 13º Dia Vascular, a iniciativa ocorrerá das 9h às 14h no Parque Villa Lobos.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas