Imagem: indios e policiais em fórum de barra do garças
Policiais federais e militares reforçaram a segurança no Fórum de Barra do Garças – Foto: divulgação

Dois indígenas da etnia Xavante residentes da aldeia São Marcos, próximo ao município de Barra do Garças (MT), foram presos acusados de extorsão na manhã desta quinta-feira (10). Eles teriam roubado o veículo de um caminhoneiro e pedido o valor de R$ 7,5 mil para devolverem.

De acordo com o relato do profissional, ele foi chamado para realizar a mudança de um dos indígenas de uma aldeia para outra. No local, contudo, o cacique teria confiscado o seu meio de trabalho e requerido o dinheiro como única forma de devolução. O fato aconteceu no último sábado (5).

Incomodado, o caminhoneiro organizou um flagrante com a ajuda da Polícia Federal (PF). Nesta quinta, ele afirmou que teria o dinheiro para entregar para os indígenas. No momento do ato, eles foram surpreendidos pelos policiais, que estavam de tocaia.

Imagem: indios em caminhonete
Índios Xavantes em caminhonete rumo ao Fórum de Barra do Garças – Fotos: divulgação

Nesta tarde, os dois presos aguardavam pela audiência de custódia no Fórum da cidade. Cerca de 100 indígenas se reuniram em frente ao local para tentar dialogar com o juiz. Foi necessário reforço das Polícias Militar, Civil e Federal para conter os ânimos. Diversos policiais ficaram de “plantão” na frente do Fórum para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Decisão da Justiça determinou que a prisão de um cacique fosse convertida para provisória, enquanto o outro indígena deve responder em liberdade. Apesar disso, até a publicação desta matéria não havia registro de confronto.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.