Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Banheira de hidro com bactéria infecta 120 pessoas e mata uma
SAÚDE

Banheira de hidro com bactéria infecta 120 pessoas e mata uma

A doença é tratada com antibióticos

Da redação com R7
VIA

Um surto da chamada doença dos legionários, que leva à morte, pode ter sido provocado por banheiras de hidromassagem expostas em uma feira no Centro Agrícola da cidade de Fletcher, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, no mês passado.

Cerca de 120 pessoas foram infectadas e uma morreu ao terem contato, apenas, com o vapor da água contaminada da banheira pela bactéria Legionella, conforme divulgado pelo jornal norte-americano The New York Times. Outras oito ainda tiveram febre de Pontiac, uma forma mais branda da doença (não pneumônica), e 80 pacientes foram hospitalizados.

A presença da bactéria no local foi detectada em uma amostra de água retirada da pia de um dos banheiros femininos, mas acredita-se que ainda não seja essa a fonte do surto, segundo o canal de TV norte-americano CNN. Testes ainda estão pendentes.

Para contrair a doença dos legionários ou a febre de Pontiac, é preciso respirar a bactéria em aerossol, o que significa pequenas gotículas como névoas ou vapores.

Essas primeiras descobertas sugerem que a Legionella foi capaz de crescer em banheiras de hidromassagem ou em qualquer outro local do centro de eventos, levando à exposição pela respiração em água aerossolizada que continha as bactérias.

Segundo o Manual Merck de Diagnóstico e Tratamento, a Legionella causa pneumonia, com sintomas que lembram o vírus influenza, como febre alta, calafrios, mal-estar, dor no corpo e dor de cabeça. Algumas pessoas também têm náusea, diarreia aquosa, dor abdominal e tosse.

A doença é tratada com antibióticos. Segundo a CNN, essa bactéria é encontrada naturalmente no ambiente, mas pode se tornar um problema de saúde quando se espalha em sistemas de água feitos pelo homem, como tanques de água quente, ar condicionado, fontes decorativas e banheiras de hidromassagem.

Cerca de 170 mil pessoas passaram pela Mountain State Fair, a feira realizada entre 6 e 15 de setembro onde ocorreu a contaminação.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas