Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Como lidar com náuseas na gravidez
SAÚDE

Como lidar com náuseas na gravidez

Embora a maioria das mulheres grávidas supere esses sintomas após doze semanas de gestação, é possível que apareçam novamente mais tarde

Por redação com R7
VIA

Embora nem todas as mulheres sofram igualmente de náuseas na gravidez, é verdade que esse é um dos sintomas mais comuns durante o primeiro trimestre. Ocasionalmente, pode ocorrer até após a vigésima semana de gravidez.

No entanto, é possível lidar com náuseas durante a gestação: a chave é seguir uma dieta equilibrada e consultar um médico quando necessário.

A causa da náusea é realmente uma combinação de fatores diferentes. Estes atuam no organismo da mulher em diferentes níveis. Esse sintoma está presente em 70% das gestantes, ocasionando vômitos entre 30 a 50% dos casos.

Uma das causas das náuseas matutinas nas gestantes é a liberação de maiores quantidades de hormônios. É o caso da progesterona ou da gonadotrofina coriônica humana; este último aumenta consideravelmente durante os primeiros meses de gravidez.

Além disso, sua presença no corpo geralmente coincide com as datas de início de tonturas e vômitos. Por outro lado, o estresse é um fator psicológico associado a esse tipo de sintomas, e isso geralmente é comum entre as mulheres grávidas.

Embora a maioria das mulheres grávidas supere esses sintomas após doze semanas de gestação, é possível que apareçam novamente mais tarde. Na pior das hipóteses, podem persistir até o momento de dar à luz. Nesse caso, é melhor consultar o seu médico para iniciar um tratamento que ajude a lidar com as náuseas na gravidez.

Por outro lado, é importante lembrar que náuseas e vômitos desaparecem quando o corpo consegue regular o nível de hormônios durante a gestação. No entanto, da mesma maneira, existem certas medidas que você pode tomar para lidar com as náuseas na gravidez.

  1. Alimentação saudável

O primeiro ponto que você deve levar em consideração para lidar com as náuseas durante a gravidez é que elas aparecem quando o estômago está vazio ou quando você comeu em excesso. O melhor é seguir uma dieta equilibrada com base em suas necessidades calóricas e nas do bebê.

  1. Mastigar devagar ajuda a evitar náuseas na gravidez

Não importa o quão agitado seja o seu dia. Na hora de comer, você deve dedicar 100% da sua concentração e, acima de tudo, do seu tempo. A comida deve ser um momento relaxante. Caso contrário, você terá má digestão e provavelmente sentirá náuseas ao final de suas refeições.

Se você mastigar devagar, triturará a comida na boca. Portanto, ao atingir o estômago, ele não deverá gastar tanta energia em desfazer o que os dentes não processaram. Além disso, mastigar lentamente acalma e alivia o possível estresse que podemos ter nesse momento.

3- Evite ambientes abafados e quentes

Para lidar com náuseas durante a gravidez, é melhor evitar espaços muito fechados e ambientes quentes. Da mesma forma, é importante que, ao se vestir, escolha roupas que a mantenham fresca.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas