Agora MT Destaques Abandonada, Estação do VLT vira depósito de lixo e abriga usuários de...
DESCASO E DINHEIRO NO LIXO

Abandonada, Estação do VLT vira depósito de lixo e abriga usuários de drogas

A estrutura que faz parte de uma obra que consumiu mais de R$ 1 bilhão não recebe limpeza, manutenção e está sendo depredada

Por Welington Sabino
VIA

Um amontoado de lixo composto por colchões velhos, sacolas, restos de roupas, garrafas plásticas, vidros quebrados, marmitas e uma série de entulhos. Tudo isso misturado a um forte odor de urina e outros dejetos. Esse é o cenário da Estação Aeroporto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que dá as “boas vindas” a turistas e demais mato-grossenses que desembarcam a menos de 100 metros dali, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT).

A estrutura integra uma obra da Copa do Mundo de 2014 que já consumiu mais de R$ 1 bilhão e não há qualquer previsão de ser concluída e entregue oficialmente. É o retrato do abandono, da falta de planejamento e do descaso com o dinheiro público.

Imagem: estação vlt tomada por lixo
Estação Aeroporto do VLT tomada por lixo – Foto: Welington Sabino / AGORA MATO GROSSO

Nas paredes, é possível constatar marcas de fumaça, resultado de fogo colocado propositalmente por moradores de rua e usuários de droga que fizeram do local uma moradia e por lá transitam tranquilamente a qualquer hora do dia e da noite.

Pichações em algumas paredes completam o cenário vergonhoso que se transformou a única estação concluída do VLT e que atualmente é utilizada por usuários do transporte coletivo para embarque nos ônibus que passam pela avenida João Ponce de Arruda em direção aos bairros do Grande Cristo Rei e rumo à Capital.

Imagem: estação vlt morador de rua
Morador de rua na Estação Aeroporto do VLT tomada por lixo – Foto: Welington Sabino / AGORA MATO GROSSO

Quem passa diariamente na pista de caminhada atrás da Estação Aeroporto constata que os entulhos se acumulam no local há vários meses. Também é possível averiguar a presença de um homem que utiliza a estrutura para dormir, se alimentar e descartar restos de lixo e garrafas de bebidas. Pelo forte odor, acredita-se que ele faz suas necessidades fisiológicas também no local.

Do outro lado da plataforma, de frente para a avenida, usuários do transporte coletivo aguardam sentados em bancos ou em pé a chegada dos ônibus.

Quanto à obra do VLT em si, não existe a certeza de que será retomada ou concluída.  Até hoje existem processos tramitando na Justiça estadual e federal que contestam desde a licitação lançada em 2012, principalmente após virem à tona denúncias de fraudes e corrupção feitas pelo ex-governador Silval Barbosa. Também são contestados os valores que o grupo de empresas do Consórcio VLT reivindica do Governo do Estado para concluir a obra.

Imagem: estação vlt trilhos cheios de lixo
Estação Aeroporto do VLT tomada por lixo – Foto: Welington Sabino / AGORA MATO GROSSO

O VLT deveria ter sido concluído antes de junho de 2014 para atender a demanda de turistas e moradores durante os jogos da Copa do Mundo, realizados na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Obra sem dono

O PORTAL AGORA MATO GROSSO constatou que a Estação Aeroporto do VLT virou uma espécie de “filho sem pai”. O motivo é ela que integra uma obra maior que não foi concluída e nem entregue ao Governo do Estado. Dessa forma, o Governo do Estado não tem responsabilidade sobre a estrutura.

Por outro lado, o Consórcio VLT, responsável pela execução da obra, entende que a limpeza e manutenção das estruturas em locais públicos são de responsabilidade do poder público.

Prefeitura de Várzea Grande

Imagem: estação vlt vidros quebrados
Foto: Welington Sabino / AGORA MATO GROSSO

Por parte da Prefeitura de Várzea Grande não há uma limpeza constante e nem são adotadas medidas para impedir a ocupação do espaço por moradores de rua e usuários de drogas. A limpeza é feita de forma esporádica, geralmente quando algum veículo de comunicação denuncia o descaso e mostra o depósito de lixo no local, a exemplo do que aconteceu.

A reportagem do AGORA MATO GROSSO procurou nesta segunda-feira (4), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, inclusive, encaminhando fotos do local tomado pelo lixo. Na manhã desta terça-feira (5), a Pasta enviou equipes e caminhões para recolher o lixo do espaço.

O subsecretário Virdinei da Silva Bens disse que a limpeza do local é “feita toda semana”. No entanto, não citou qualquer ação que possa ser adotada para impedir a ocupação do espaço por usuários de drogas e moradores de rua e novo acúmulo de lixo.

Consórcio VLT

Procurado, o grupo de empresas ressaltou que por ora não tem obrigação de conservação e limpeza do local uma vez que o contrato está suspenso pela Justiça.

Confira a íntegra da nota

O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande observa que seguem suspensas as obrigações de manutenção, conservação e limpeza de estruturas ligadas ao projeto de implantação do VLT, efeito direto da suspensão do contrato por decisão do governo do Estado. O Consórcio também registra que está, como sempre esteve, à disposição do Estado para viabilizar a retomada e conclusão do implantação do modal, para uso da população.

 

Relacionadas

PC conclui inquérito contra autor de homicídios tentado e consumado praticados no mesmo dia

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Água Boa, conclui nesta sexta-feira (12.04), o inquérito policial apurou os crimes de tentativa de homicídio...

Polícia Civil prende homem que agrediu brutalmente a companheira após ela não fazer o almoço

Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá prenderam nesta sexta-feira (12), um homem por agredir brutalmente a companheira por ela...

Mais de 2,6 mil vagas de emprego são disponibilizadas pelo Sine-MT nesta semana

Supervisor de logística, atendente de telemarketing e operador de empilhadeira são algumas das oportunidades de emprego divulgadas nesta semana pelo Sistema Nacional de Emprego...

Grupo envolvido em tráfico interestadual de drogas é alvo de operação da PF em MT e outros dois estados

As investigações tiveram início com a prisão em flagrante, em 04/04/2023, de homem que transportava 437kg de cocaína em um caminhão

Motociclistas ‘desafiam’ Polícia e acabam detidos pela Força Tática

Dois jovens foram presos e um adolescente apreendido pela Força Tática após desafiarem a Polícia Militar (PM), neste sábado (13), em Rondonópolis-MT. Eles devem...

Por vingança, homem ataca família com barra de ferro e acaba detido por populares

Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM) após ser detido e agredido por populares,  na manhã desta quarta-feira (17), no bairro Jardim Europa,...

Corpo do terceiro motorista de aplicativo é encontrado em Mato Grosso

O corpo de Nilson Nogueira, de 42 anos, motorista de aplicativo desaparecido desde sábado (13), foi encontrado no distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande,...

‘Figurinha carimbada’ é preso por tráfico de drogas no Centro de Rondonópolis

Um homem de 30 anos foi preso pelo Grupo de Apoio (GAP) da Polícia Militar (PM) pelo crime de tráfico de drogas, na noite...

Corpos de motoristas de aplicativo desaparecidos são encontrados em MT

  Os corpos dos dois motoristas de aplicativo identificados como Elizeu Rosa Coelho, 58 anos, e Márcio Rogério Carneiro, 34 anos, foram encontrados nesta segunda-feira...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas