Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Carregar bolsa pesada pode ser causa de dor de cabeça. Entenda
SAÚDE

Carregar bolsa pesada pode ser causa de dor de cabeça. Entenda

Sobrecarga no ombro pode desencadear processos inflamatórios e dores na região cervical

Por redação com R7
VIA

O simples hábito de carregar uma bolsa pesada diariamente é um fator de risco para que as mulheres desenvolvam um tipo específico de dor de cabeça: a cefaleia cervicogênica.

O médico ortopedista Ivan Rocha, especialista em coluna do IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia), ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica como isso ocorre.

“Na cefaleia cervicogênica, você tem uma tensão na musculatura cervical posterior, ela fica enrijecida. E a gente tem alguns nervos, sendo que um deles passa no meio dessa musculatura e dá sensibilidade para a parte posterior do crânio. Quando você tem uma contratura dessa musculatura, provoca essa cefaleia.”

A cefaleia cervicogênica pode ser confundida com uma enxaqueca, mas a origem da dor é no pescoço, embora seja percebida na cabeça.

Rocha acrescenta que não precisa ser apenas uma bolsa e que qualquer pessoa que carregue peso está sujeita a ter esse tipo de dor de cabeça.

Além da cefaleia cervicogênica, o excesso de peso nos ombros pode levar ainda a um problema chamado de entesite — inflamação no entésio, local onde os ligamentos, tendões e a cápsula que protege as articulações se conectam com o osso. Temos centenas de entésios, inclusive na região dos ombros e pescoço.

“Se a gente avaliar os problemas posturais em relação ao uso de um peso de um lado só, acarretaria em contratura muscular, tensão muscular para que aquilo fosse sustentado. E aí entra o desenvolvimento de processos inflamatórios”, observa o médico. O resultado são dores na região cervical e nas costas.

Embora seja consenso de que muito peso de um único lado do corpo possa desencadear problemas, não há estudos científicos que atestem o quanto é seguro para uma mulher carregar. Rocha ressalta que se a bolsa tiver 10% do peso da mulher, já é muito.

O especialista alerta que as mulheres são mais propensas a ter dores em geral e que essas dores tendem a se tornar crônicas com mais frequência. “Além de ser mais frágil do ponto de vista muscular, a mulher é mais sobrecarregada, muitas têm dupla jornada, filhos.”

A principal recomendação do médico é que mulheres evitem carregar tudo o que precisam em uma única bolsa e optem por uma mochila, que divide o peso nos dois lados das costas.

Mas o mais importante, afirma, é a atividade física regular e não muito intensa. “Ela desenvolve melhor a musculatura, proporcionando menor chance de cronificação da dor e, quando tem dor, é mais suave a passa mais rápido.”

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas