28 de outubro de 2020
Mais
    Capa Entretenimento Saúde e Bem-estar Cinco acidentes domésticos e como evitá-los
    SAÚDE

    Cinco acidentes domésticos e como evitá-los

    Os acidentes domésticos são bastante comuns e podem até pôr em risco a vida.

    Queimaduras, afogamentos, envenenamentos, quedas e golpes são os acidentes mais comuns. Por outro lado, também há ferimentos devido ao contato com eletricidade, produtos de limpeza ou medicamentos. Quedas nas escadas, no banheiro ou nos quartos também são muito frequentes.

    Sendo assim, todo cuidado é pouco!

    O grupo de maior risco é composto por pessoas entre 25 e 45 anos. As mulheres têm uma incidência mais alta, com 58,7% dos casos, contra 41,3% nos homens. Os horários de maior risco são entre 9:00 e 12:00 e 17:00 e 20:00.

    1. Queimaduras

    Manuseio de fósforos, objetos quentes como ferros de passar, panelas e água fervente costumam causar sérios acidentes domésticos.

    É essencial usar luvas para evitar queimaduras em contato com esses objetos. Além disso, não mantenha fósforos, isqueiros ou fogões ao alcance das crianças.

    1. Cortes e feridas profundas

    Objetos afiados, como facas, navalhas e vidros, devem estar necessariamente bem guardados.

    Nunca devem estar ao alcance das crianças e os adultos devem manipulá-los com cuidado para evitar ferimentos. São dois hábitos que podem evitar acidentes domésticos.

    1. Quedas frequentes

    Pisos escorregadios, tapetes ou escadas geralmente são cenários de quedas.

    O risco de tropeçar no tapete ou em objetos que ficam no meio do caminho, escorregar sobre pisos excessivamente encerados ou pisar em brinquedos nas escadas causa 51% dos acidentes em casa. Uma boa solução é ensinar os membros da família, velhos e jovens, a descer lentamente as escadas e pegar o corrimão.

    Por outro lado, também é necessário verificar se é preciso colocar tantos tapetes no chão e se os pisos devem estar tão encerados. E sempre guardar os brinquedos jogados no chão.

    1. Ingestão de produtos perigosos

    Por outro lado, para evitar confusão, é importante colocar rótulos com os nomes dos produtos e mantê-los sempre no mesmo local.

    1. Grades ou redes de segurança

    A precaução de colocar grades nas portas, janelas e terraços minimizará os riscos. Aliás, é uma medida que pode ser tomada em qualquer casa, mas principalmente se você mora com crianças em prédios altos.

    Assim, você evitará quedas e outros acidentes possíveis.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS