Agora MT Esportes Futebol Como ficam as vagas do Brasil na Libertadores em 2020
ESPORTE

Como ficam as vagas do Brasil na Libertadores em 2020

Da Redação com Uol
VIA

Com o Flamengo cada vez mais perto de ser campeão brasileiro este ano – a equipe pode até mesmo confirmar o título no próximo final de semana por combinações de resultados – a briga entre os times mais abaixo na tabela fica por uma vaga para a Libertadores da América fica cada vez mais acirrada.

O Brasil pode ir para a Libertadores de 2020 com oito times como aconteceu nos últimos três anos. O cenário para o ano que vem se confirmaria caso o Flamengo seja campeão do torneio continental no próximo dia 23, contra o River Plate.

No momento, o Brasileirão tem um G7 para a Libertadores e estariam classificados Flamengo, Palmeiras, Santos, Grêmio, São Paulo e Internacional. Em 6º, o Athletico-PR tem vaga garantida por ter sido campeão da Copa do Brasil.

Assim, os quatro primeiros colocados iriam direto para a fase de grupos, além do Athletico-PR. São Paulo e Internacional disputariam a primeira fase por uma vaga nos grupos.
Como o Brasil pode ir para a Libertadores com oito times em 2020:
Se o Flamengo for campeão da Libertadores e o Athletico ficar entre os seis primeiros

Se o Flamengo for campeão contra o River Plate, vai para a Libertadores como o campeão do torneio de 2019 e outra vaga se abriria via Brasileirão. Assim, a tabela ganharia um G8. Hoje, o principal beneficiado com isso seria o Corinthians, 8º colocado com 49 pontos.

Além da vaga para a competição, outro ponto mudaria em caso de título do Flamengo. Isso porque no momento só os quatro primeiros na tabela do Brasileirão entram direto na fase de grupos da Libertadores, além do campeão da Copa do Brasil. Os outros dois disputam as primeiras fases da competição para tentar se classificar à fase de grupos.

Se o Flamengo for campeão contra o River, o G4 vira G5 e hoje o São Paulo se beneficiaria por estar em quinto, com 52 pontos.

Se o Flamengo for campeão da Libertadores e o Athletico ficar entre os cinco

Nesse cenário, o G5 para definir os times que entram diretamente para a fase de grupos da Libertadores de 2020 viraria G6 por causa do Athletico-PR (campeão da Copa do Brasil.

Assim, 7º e 8º colocados na tabela do Brasileirão disputariam a primeira fase da Libertadores em busca da vaga na fase de grupos. Hoje, esses times seriam Internacional e Corinthians.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas