Imagem: macarrão
Foto: reprodução

INGREDIENTES

1 ½ xícara (chá) de fusili (ou outra massa curta de grano duro)
1 lata de tomate pelado em cubos
8 filés de anchova
½ cebola
1 dente de alho
10 azeitonas pretas sem caroço
1 ½ xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) de azeite
4 ramos de manjericão
1 pitada de sal
¼ de colher (chá) de pimenta calabresa seca
queijo parmesão ralado a gosto para servir

MODO DE PREPARO
Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e seque as folhas de manjericão; corte as azeitonas em quartos.
Leve uma panela média (cerca de 20 cm) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, tempere com o sal e refogue por 3 minutos, até murchar. Adicione os filés de anchova, o alho e mexa por mais 1 minuto para desmanchar as anchovas.
Abaixe o fogo, adicione o tomate pelado (com o líquido) e a água. Misture bem, para dissolver os sabores do refogado. Junte o macarrão, as azeitonas e metade das folhas de manjericão. Tempere com a pimenta calabresa e aumente o fogo para médio. Deixe cozinhar por 5 minutos contados depois que começar a ferver.
Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando para o macarrão não grudar no fundo – nesse tempo a água vai começar a secar ao mesmo tempo em que o macarrão vai cozinhar e o molho encorpar.
Divida o macarrão e o molho em dois pratos e sirva a seguir com as folhas de manjericão restantes e queijo parmesão ralado.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.