Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Energético com álcool é perigoso para quem tem problema cardíaco
SAÚDE

Energético com álcool é perigoso para quem tem problema cardíaco

Jovem de 19 anos com arritmia cardíaca morreu após ingerir a combinação

Da redação com R7
VIA

A morte de uma jovem de 19 anos após ingerir energético e cerveja em um bar de Londrina (PR) reascende a preocupação de médicos sobre o consumo de bebidas estimulantes com álcool.

Isabella Bueno passou mal ainda no bar e foi levada a um hospital, onde morreu no último domingo (3). A família afirmou que ela já sofria de uma arritmia cardíaca, diagnosticada anos antes.

O cardiologista Fernando Costa, Diretor de Promoção de Saúde da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), alerta que até mesmo indivíduos jovens podem ter uma doença cardíaca silenciosa.

“Dentro da população, você não sabe quem tem um coração anormal. Várias doenças a olho nu não são diagnosticadas, como as doenças canaliculares — alteração da repolarização do coração —, não são vistas nos exames de rotina, são assintomáticas e muitas vezes só acontecem quando o coração é estimulado.”

Costa afirma que a combinação de álcool e energético é perigosa logo no início do consumo. “O álcool na fase inicial é excitante, aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial, o tônus.”

Além disso, algumas bebidas energéticas chegam a ter a quantidade de cafeína equivalente a cinco ou seis xícaras de café. “O uso às vezes excede aquilo que seria suportável por um coração normal”, acrescenta o cardiologista.

A arritmia (falha nos impulsos elétricos do coração) é um dos efeitos adversos dessa combinação. Ela surge na forma de palpitações, vibrações no peito, tontura, entre outros sintomas.

Mas nem sempre a arritmia dá sinais, o que aumenta o risco de evoluir para uma parada cardíaca e até morte súbita.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas