Imagem: ong4
Camas para os convidados – Foto: reprodução

Uma ONG australiana está ressignificando espaços urbanos para torná-los acolhedores a pessoas em situação de rua. A organização Beddown transforma locais que durante o dia são bastante utilizados, mas à noite ficam vazios, como estacionamentos, em dormitórios.

Imagem: ong7
Colaboradores da ONG organizando as camas – Foto: reprodução

Um grande problema de quem vive nas ruas é conseguir um sono tranquilo. Não apenas por causa do frio, mas muitos se deitam com medo de serem atacados e roubados. De acordo com a ONG, a privação do sono pode causar problemas como: depressão, diabetes, hipertensão, perda de memória e impactar a função cognitiva, fazendo com que a pessoa se torne mais suscetível ao uso de drogas e álcool.

Imagem: ong6
Camas para os convidados – Foto: reprodução

“Ao fornecer um local seguro e confortável para a pessoa descansar durante a noite, ajudamos a restaurar sua saúde, dignidade e respeitos de nossos convidados”, explica a ONG em seu site oficial.

O projeto piloto, com nove camas, foi feito em parceria com a rede de estacionamentos Secure Parking, em Brisbane. E o resultado foi um sucesso : 41 pessoas utilizaram o serviço, 77% eram homens e 23% eram mulheres, os convidados deram nota 4,5 (no total de 5) para a qualidade de seu sono e 100% disseram que se sentiram seguros no local. A pessoa mais jovem a procurar a Beddown foi um jovem de 15 anos.

Imagem: ong2
Colaboradores da ONG organizando as camas – Foto: reprodução

A ONG trabalha em conjunto com outras empresas para fornecer serviços médicos, cabeleireiros, roupas e um local para os convidados tomarem banho, além de contarem com a ajuda de assistentes sociais.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.