24 de outubro de 2020
Mais
    Capa Bastidores Pesquisadora acha grupo nazista em Rondonópolis
    LEVANTAMENTO VIA INTERNET

    Pesquisadora acha grupo nazista em Rondonópolis

    Imagem: grupos nazistas
    Integrante de grupo neonazista detido no Rio Grande do Sul – Foto: divulgação

    Dados de um levantamento, ainda inédito, feito pela antropóloga da Unicamp Adriana  Dias, apontou a existência de um grupo nazista em Rondonópolis (MT). A pesquisa identificou 334 células de inspiração nazista em atividade no Brasil.

    Conforme o levantamento, a maioria se concentra nas regiões Sul e Sudeste.  Os detalhes e números completos devem ser publicados em um livro em breve, de acordo com matéria publicada nesta segunda-feira (18) pelo portal UOL.

    Dentre os grupos apontados pela pesquisadora, foram constatados pelo menos 17 movimentos que se dividem entre hitleristas, supremacistas e até adeptos do Ku Klux Klan. A região Centro-Oeste, a pesquisa também cita o estado de Goiás, com pelo menos seis grupos.

    “Normalmente, no Brasil, as células não se conhecem, não se conectam, a não ser as grandes. São grupos de pessoas que conversam, que se reúnem, e eu localizei essas reuniões por sites na internet, blogs ou fóruns. Nenhum deles tem uma corrente única. Eles leem autores que, pelo mundo, brigam um com o outro”, explicou a autora do estudo ao UOL. A matéria completa pode ser lida aqui.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS