Agora MT Destaques Dano moral por perda de tempo | Entendendo Direito
DESTAQUES

Dano moral por perda de tempo | Entendendo Direito

FONTE
VIA

Imagem: horario de verão
Foto/Reprodução

Bom dia, boa tarde, boa noite e boa madrugada para vocês, aquela sensação terrível de estar perdendo tempo, de estar sendo enganado e o enganador estar fazendo você perder tempo, até cumprir o combinado, papai odeia isso, quer morrer. Se você também não aceita isso, continue lendo.

Pois bem, o Direito está buscando solucionar essa questão com uma nova espécie de dano moral que é o dano moral em decorrência da perda do tempo produtivo.

Leia até o final e aprenda como se defender de empresas e pessoas que tomam o seu tempo, e como os juízes do Mato Grosso já vem aplicando esse conceito que foi desenvolvido em são Paulo, e agora chega no nosso estado, para corrigir esse defeito de atendimento ao consumidor, ou mesmo nas relações comuns.

Essa semana eu vi na Netflix um documentário sobre Bill Gates, eu sempre fui admirador dele, e fiquei impressionado com o que sua secretária disse no documentário: Que ele era muito preocupado em não perder tempo, porque é um recurso que não se pode comprar, tempo é o recurso mais precioso, é insubstituível.

Já explicamos aqui uma vez o que é dano moral, vamos repassar pequenas partes só para vocês se lembrarem e entenderem esse tipo especial de dano moral, por perda de tempo.

Naquela coluna expliquei primeiro o que era dano: “Dano é quando a situação do objeto sofre alguma avaria, quando algo, mesmo os sentimentos, são danificados.”

Falamos sobre se a pessoa quis ou não causar o dano : “O Dano pode ter sido causado com a intenção, ou sem a intenção, em certos casos o dano sem intenção não será indenizado, no caso do dano moral, tendo ou não a intenção de causar o dano moral, a pessoa que o comete terá que indenizar”.

E explicamos que os danos podem ser no seu patrimônio ou na sua mente e sentimentos:

“Os danos podem ser patrimoniais ou extrapatrimoniais, o dano moral objeto da nossa conversa, são danos extrapatrimoniais, os danos patrimoniais são aqueles econômicos, e os extrapatrimoniais como o dano moral são aqueles como o sofrimento psíquico ou moral, as dores, as angústias e as frustrações infligidas ao ofendido”.

Pois bem, com medo da “indústria” dos danos morais, os juízes começaram a não aplicar os danos morais em situações, onde a dor da pessoa que sofreu o dano não ficasse bem demonstrado.

Exemplo, você compra uma casa, no contrato você pediu certo material e depois descobre que o material não era de primeiríssima como você queria, briga na justiça por anos, ganha a causa,  mas o juiz pode acreditar que você não demonstrou como  isso feriu seus sentimentos ou tirou a sua paz.

Para isso surgiu em São Paulo uma teoria que a pessoa que faz o outro perder tempo da sua vida, deve pagar a ele por essa perda de tempo, deve indenizar os anos que a outra parte ficou no processo, quando poderia estar gozando a vida de forma mais produtiva.

Os Juízes de Mato Grosso começam a entender essa realidade, nessa vida moderna e corrida não podemos perder tempo, claro que não estamos falando de 15 minutos, ou de processar alguém que se atrasa uma hora.

Estamos falando daquelas pessoas, sejam empresas ou pessoas naturais que ficam nos “enrolando”, que usam o tempo a favor delas para ter algum tipo de lucro ilícito, mas para conseguir reparar esse tempo perdido, um bom advogado é fundamental, porque esse direito ainda é novo, e muitas pessoas não o conhecem.

É importante também procurar o advogado no começo da relação, porque assim você será orientado para fazer provas da relação jurídica e poderá provar tudo que passou dentro da relação.

Um erro comum é só procurar o advogado em último caso, onde as provas de que você perdeu tantas horas em dia, mais tantas horas noutro dia, desorganizou sua agenda, e outros detalhes mais que iam convencer o juiz, já foram perdidas…pelo tempo.

 

 

Relacionadas

Motociclista é lançado em muro ao ser atingido por carro em cruzamento

Um motociclista de 21 anos ficou gravemente ferido após um acidente no cruzamento das ruas Presidente Costa e Silva com a José Barriga, na...

Polícia Militar liberta homem de tortura e prende quatro suspeitos

Um homem de 32 anos foi resgatado pela Polícia Militar (PM) em uma região de mata no bairro Jardim Goiás, nesta terça-feira (12), em Tangará...

Neto que furtava e ameaçava avó para sustentar vício em drogas é preso pela Polícia Civil

Um homem suspeito de furtar e ameaçar a própria avó teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, na manhã desta segunda-feira (18),...

Conselho aprova proposta de diferimento do ICMS para importação de arroz e compra de matéria-prima

Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat) aprovou a prorrogação por mais 60 dias no diferimento do ICMS na entrada de...

Polícia Civil prende tio por abusar sexualmente de sobrinha de apenas 9 anos

Um tio suspeito de abusar sexualmente da sobrinha de apenas 9 anos, no município de Nova Xavantina, foi preso pela Polícia Civil, na terça-feira...

Saúde convoca população para evitar a dengue

A previsão de mais chuvas para as próximas semanas tem preocupado a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde por conta do...

Cavalo mecânico fica totalmente destruído após pegar fogo na BR-364

O cavalo mecânico de uma carreta carregada com milho de pipoca ficou totalmente destruído após pegar fogo, na noite desta quarta-feira (13), na BR-364,...

Transferência de propriedade de veículos já pode ser realizada pelo aplicativo MT Cidadão

Proprietários de veículos registrados em Mato Grosso podem realizar a transferência de propriedade veicular de forma digital, usando o aplicativo MT Cidadão. O Governo...

Foragido da Justiça de Mato Grosso é preso no Estado do Maranhão

Um dos autores do homicídio ocorrido em fevereiro de 2023, no distrito de Santo Antônio do Fontoura, região do município de São José do...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas