Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Fique atento aos problemas causados por alergias alimentares
SAÚDE

Fique atento aos problemas causados por alergias alimentares

Nozes, frutas e frutos do mar são as principais causas de alergias alimentares

Da redação com R7
VIA

Falta menos de um mês para o Natal, época do ano em costumamos comer mais (e em lugares incomuns). Por isso, devemos estar atentos às alergias que alguns tipos de alimentos podem causar.

Nozes, frutas e frutos do mar são as principais causas de alergias alimentares entre adultos, enquanto leite, ovos e peixes são os alimentos que criam mais problemas entre crianças de 0 a 2 anos

“É importante saber que a reação alérgica não depende da quantidade ingerida, mas da sensibilidade do paciente a esse alimento”, sublinham especialistas do Departamento de Alergologia da Clínica da Universidade de Navarra.

“Alergia alimentar é mais comum em pessoas de famílias com alergias, embora possam ser outros tipos de alergias (eczema, asma, rinite). Também é mais comum em crianças do que em adultos ”, diz a Fundação Espanhola do Sistema Digestivo.

Quando mudamos nossos hábitos em decorrência de celebrações e reuniões, podemos ter algum problema e, sem saber, sofrer algum tipo de alergia alimentar.
As pessoas que sofrem de alergias alimentares apresentam sintomas ao ingerir certos alimentos, porque seu corpo desenvolveu um tipo de anticorpos chamado imunoglobulina E (IgE) contra qualquer proteína que esses produtos contenham.

“Para que a IgE seja produzida contra alimentos, a pessoa deve ter ingerido [o causador da alergia] em alguma ocasião anterior (fase de sensibilização), embora isso nem sempre seja lembrado”, destacam os especialistas da Fead (Fundação Espanhola do Sistema Digestivo).

Em crianças pequenas, a alergia a um alimento pode desaparecer com o tempo e permitir que elas o ingiram novamente. Isso ocorre, acima de tudo, com leite e ovo. Porém, após 5 anos, as chances de tolerar um alimento para o qual a criança é sensibilizada diminuem, afirmam os especialistas do Departamento de Alergologia da Clínica da Universidade de Navarra, na Espanha.

É possível, segundo os especialistas, “ter sintomas com quantidades muito pequenas de alimentos (vestígios) que podem ser encontrados inesperadamente, mesmo como contaminantes”.

Quando uma pessoa é sensibilizada, ou seja, produziu IgE contra um alimento, ela apresenta sintomas toda vez que o digere.

Esses sintomas podem ser muito variados. “Os mais frequentes são: prurido na boca, inchaço dos lábios ou língua, náusea, vômito ou diarreia, prurido ou urticária generalizada, inchaço das pálpebras, rinite (prurido, espirros, congestão nasal), asma (tosse, asfixia e pitos ou chiado no peito), tontura, queda de tensão e perda de consciência ”, descrevem os especialistas da Fundação Espanhola do Sistema Digestivo.

“Quando os sintomas aparecem na pele e nas mucosas, juntamente com rinite, asma ou sintomas digestivos, a reação é considerada generalizada e é chamada de anafilaxia. Além disso, se houver uma queda na pressão arterial, isso é chamado de choque ou choque anafilático. Essa reação é séria e, embora seja extremamente rara, há casos de morte ”, dizem eles.

Para diagnosticar uma alergia alimentar, o médico alergista faz um histórico detalhado que inclui o tipo de sintoma, o tempo decorrido entre a ingestão e o aparecimento destes, a quantidade de alimentos consumidos e sua preparação culinária, além de outros fatores associados — por exemplo, prática de exercício físico ou uso de medicamentos.

Primeiro, o médico fará ao paciente perguntas diferentes sobre os sintomas, a frequência das reações e outros problemas.

Em seguida, são feitos certos testes, como um exame de sangue ou um teste de picada.

“O teste de picada, ou teste intraepidérmico, consiste na aplicação na superfície cutânea de uma pequena quantidade de extrato alergênico (geralmente uma gota) na qual uma punção leve é realizada com uma lanceta de ponta curta”, detalha a Sociedade Espanhola de Alergologia e Imunologia Clínica.

O objetivo é observar se ocorre ou não uma reação cutânea e se é especialmente significativa ou leve.

Mas se os resultados do exame de sangue ou picada não forem decisivos, o alergista pode decidir fazer um teste de exposição ou provocação, que consiste em administrar o alimento suspeito e observar o paciente.

“É o último recurso no diagnóstico alergológico e geralmente é um procedimento necessário para esclarecer um diagnóstico de suspeita”, diz a Sociedade Espanhola de Alergologia e Imunologia Clínica.

Como as alergias alimentares podem desencadear reações graves, esse teste deve ser realizado “sempre sob supervisão médica e em um hospital”, diz a Fundação Espanhola do Sistema Digestivo.

“É importante que, em caso de suspeita de alergia alimentar, o alergista seja consultado para fazer um diagnóstico preciso que evite dietas excessivamente restritivas e garanta a detecção de todas as alergias relevantes”, destaca essa entidade.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas