Agora MT Brasil Papo Down | Casal que perdeu filho estreia podcast para orientar pais
SUPERAÇÃO

Papo Down | Casal que perdeu filho estreia podcast para orientar pais

Da redação com SóNotíciaBoa
VIA

Imagem: papo Down miguel close
Miguel – Foto: arquivo pessoal

Um casal de Brasília transformou em força a dor de perder o filho com Down, para nortear, discutir, combater preconceitos, desmistificar e orientar outros pais de crianças que nascem com síndrome. Eles criaram o Papo Down.

Aproveitando a experiência de amor e carinho que viveram ao logo de 4 anos com o filho Miguel (foto acima) o cineasta e diretor de TV Daniel Resende e a mãe Karla estrearam neste domingo – dia em que Miguel faria 5 anos – um canal de podcast com orientações, dicas e entrevistas sobre a síndrome de Down.

Daniel explicou ao SóNoticiaBoa que o canal pretende ser um espaço colaborativo, uma ferramenta para informar a sociedade sobre a síndrome e como conviver com ela dentro de casa.

Ele disse que os pais levam um susto quando recebem o diagnóstico de que o filho nasceu, ou vai nascer com Down. Não foi diferente com Daniel e Karla. Mas logo o medo da síndrome se transformou no amor que tomou conta da família deles.

A notícia

“A partir do momento em que os pais recebem a notícia de que seu bebê nasceu, ou nascerá com a síndrome de Down, muitos entram em choque, achando que tudo que foi idealizado, espaços e projetos de vida foram por água a baixo. O acolhimento se torna, neste momento, uma importante ferramenta para nortear os pais nesta nova rota de muito amor e alegrias, assim como deve ser toda chegada de um bebê”, diz a página do podcast.

A mãe, Karla, disse que pretende repassar para outras pessoas a experiência que aprendeu nesses anos: desde aceitar, criar e alimentar, até educar e trabalhar pela inclusão do filho.

“Como mãe, tive que estudar novamente, me aprofundar no assunto, sem entrar em neurose de não pode isso, não pode aquilo, pra que ele vivesse como uma criança. Geralmente a mulher é mais atenta a detalhes, para toda criança, mas especialmente para a criança com Down, que tem imunidade mais baixa”, explicou Karla.

Imagem: Miguel familia novo e1575764649950
Karla, Daniel e Miguel em 2017 – Foto: arquivo pessoal

O filho

Miguel nasceu no dia 8 de dezembro de 2014 em Brasília.

“Ele superou todas as barreiras. Para nós como pai e mãe, ele mostrou que a síndrome não é um fantasma. Era apenas uma das características dele”, disse Daniel.

Com uma dor gigante, do tamanho da saudade, Karla explica como está sendo preparar o podcast:

“É um exercício de superação fazer esse programa”, afirmou a mãe.

Miguel adoeceu repentinamente em abril de 2019. Teve uma septicemia e “depois de alguns dias de internação, ele nos deixou no dia 27 de abril”, lembra Karla.

“Como viver com uma imensa saudade como essa, depois de ter conhecido o maior amor do mundo? A gente está cuidando um do outro, como ele gostava de ver, nós dois unidos”, disse a mãe.

“Ele deixou um vazio e uma saudade imensa, além de uma grande lição. A de que o amor supera tudo, e todas as deficiências”, afirmou o pai.

O programa

“Como forma de homenagear meu filho, por tudo que ele significa pra nós, resolvi criar este canal de comunicação para levar não somente informações, mas manter viva a sua memória, fortalecendo assim outras famílias para que vivam também este amor em plenitude, descobrindo assim como romper barreiras, limites e preconceitos”.

O programa quinzenal será apresentado por Daniel Resende.

O Papo Down pretende mostrar aos marinheiros de primeira viagem como lidar com o preconceito dentro e fora da família? Como socializar o filho? Qual tipo de escola escolher? Como fazer a criança superar seus limites?

“Traremos temas como assistência social, saúde, educação, direito, cidadania, histórias de vida e muito mais… para propagar informações e combater o preconceito!”, diz a página do canal.

Estreia

No episódio de estreia, neste domingo, a produtora cultural e Fundadora do CHAT21, Gabriela Laborda, vai falar sobre acolhimento e apoio a os pais.

O programa pode ser acessado em todas as plataformas de podcast, no site papodown.com.br e pelas redes sociais.

Haverá novos episódios do podcast a cada 15 dias.

Relacionadas

Setor de serviços interrompe sequência positiva e volta a recuar em fevereiro

Após uma sequência de três altas consecutivas, o setor de serviços, responsável por cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, voltou a...

Relatório do CNJ aponta ‘falta de imparcialidade e transparência’ de Sergio Moro na Lava Jato

O relatório do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre a atuação do ex-juiz Sergio Moro e desembargadores na Operação Lava Jato apontou que existiu...

Ibama apreende 32 aparelhos de empresa de Elon Musk em operações contra garimpos ilegais

Segundo dados públicos divulgados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), pelo menos 32 aparelhos da Starlink, empresa do...

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou alerta para sites e páginas em redes sociais que se apresentam como canais para conseguir o...

Receita contabiliza 865 mil declarações do IR 2024 na malha fina

Dados da Receita Federal mostram que 865.015 declarações do Imposto de Renda de 2024 possuíam alguma pendência entre os documentos enviados até o último...

STF decide que Estado tem de indenizar vítimas de bala perdida em ações policiais

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (11) que o Estado pode ser responsabilizado pela morte de pessoas baleadas durante operações policiais ou...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Moraes autoriza depoimentos de representantes do X no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou depoimentos de representantes do X (antigo Twitter) no Brasil. A medida atende a...

Mulher é detida ao levar morto para tentar sacar R$ 17 mil em agência bancária no Rio

Uma mulher foi detida ao levar um idoso morto para tentar sacar um empréstimo de R$ 17 mil em uma agência bancária em Bangu,...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas