Agora MT Esportes Saiba os caminhos que podem levar Flamengo ao bicampeonato mundial
ESPORTE

Saiba os caminhos que podem levar Flamengo ao bicampeonato mundial

Da Redação com R7
VIA

Se em 1981 o Flamengo “botou os ingleses na roda”, como diz a música cantada pela torcida, em 2019 o Rubro-Negro precisará suar para deixar novamente o Liverpool para trás. Mais perto do sonho do bicampeonato no Mundial de Clubes, o time de Jorge Jesus terá que superar as próprias dificuldades e explorar os pontos fracos dos atuais campeões europeus. Saiba algumas dessas possibilidades.

As primeiras coisas que vêm a mente quando se pensa nos Reds são o trio de ataque, com Mohamed Salah, Sadio Mané e Roberto Firmino, o entrosamento do time de Jürgen Klopp e a força nas laterais de Alexander-Arnold e Robertson, que vivem grande fase. No entanto, a equipe já mostrou algumas dificuldades ao longo da temporada. A principal delas é quase uma contradição com as qualidades: a fragilidade defensiva.

Ainda não é certo se Virgil van Dijk, segundo colocado no Bola de Ouro deste ano, estará em campo no próximo sábado e, apesar de Alisson ter sido o grande destaque da semifinal contra o Monterrey e eleito o melhor goleiro do mundo, o time inglês vem tendo problemas no setor na atual temporada. Foram 47 gols sofridos em 35 jogos. Ou seja, a defesa foi vazada em 80% das partidas até aqui. Na semifinal do Mundial, a equipe mexicana explorou constantemente os espaços deixados.

Se o trio ofensivo do Liverpool é o grande destaque, o ataque do Flamengo também mostrou grande poder de decisão ao longo da temporada. Com a bola longa, o Rubro-Negro pode explorar a linha alta de marcação dos Reds. O Monterrey conseguiu criar, principalmente com o Pabón, pela direita, em cima do Robertson. Bruno Henrique e Gabigol podem alternar pelo setor para desenvolver as jogadas.Entre os desfalques, o principal é Fabinho. O volante é o principal responsável pela saída de bola e, por mais que seus substitutos não deixem a desejar, a dinâmica não é a mesma sem o brasileiro. Wijnaldum, com sua recomposição defensiva e a chegada no ataque, aparece sempre como figura surpresa na entrada da área para definir jogadas, também pode fazer falta.

Outros fatores são o cansaço pelo intenso calendário de fim de ano dos ingleses e uma possível soberba da equipe de Klopp. No primeiro caso, lesões e desgastes podem ajudar o Flamengo, mesmo que os cariocas também vivam um momento delicado de término de temporada e desgaste físico. Dependente do passe, o Liverpool busca mais as aproximações. Se o Flamengo forçar a marcação, tomando cuidado com os erros de passes, e anular os laterais, especialmente nas invertidas de jogo, pode ter sucesso.

A ver, pois a reedição da final de 38 anos atrás bate à porta. Liverpool e Flamengo se enfrentam neste sábado, às 14h30 (de Brasília; 20h30 no horário local), no Estádio Internacional Khalifa, pela decisão do Mundial, no Qatar.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas