25 de setembro de 2020
Mais
    Capa Notícias Cidades Governo de MT decide fechar escola inaugurada há 50 anos e alunos...
    NILO PÓVOAS

    Governo de MT decide fechar escola inaugurada há 50 anos e alunos protestam

    Professores da escola também reagiram contra publicando mensagens no Facebook se posicionando contra o fechamento

    Cerca de 140 alunos da Escola Estadual Nilo Póvoas, situada em Cuiabá (MT), manifestaram nos semáforos do centro da Capital na manhã desta quinta-feira (9), após receberem a informação que a unidade vai fechar as portas para o ano letivo de 2020, após 50 anos. Os estudantes matriculados na escola serão transferidos para a Escola Antônio Epaminondas, no bairro Lixeira, também no centro.

    Imagem: nilo
    Alunos fizeram cartazes e foram para rua – Foto: Facebook

    A decisão foi tomada pelo Governo de Mato Grosso sob o comando de Mauro Mendes (DEM). A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), justifica que um dos motivos do fechamento seria o número baixo de alunos, o que não é estratégico para o Governo.

    Procurada, a Seduc informou que está fazendo processo de reordenamento da rede estadual, para otimizar os recursos financeiros, potencializar os espaços, melhorar a estrutura física das unidades e a demanda do atendimento aos alunos.

    A Pasta pontuou que aEscola Estadual Antônio Epaminondas tem oito salas de aula e atende em média 200 alunos e o prédio tem capacidade para atender cerca de 700 alunos nos três turnos”.

    A orientadora pedagógica, Ana Maria de Campos Santos, escreveu em sua rede social que até o momento não houve formalização do fechamento, apenas uma reunião. “Nós tivemos uma reunião com a secretária adjunta do Estado e foram repassados alguns procedentes do qual poderia estar fechando a escola. Um deles seria o número de estudantes. No momento da reunião eu disse para ela que era incoerente a informação”, diz mensagem postada no Facebook.

    Também na mesma rede social a professora Lilian Novack Silva rebateu os argumentos da Seduc. “Sobre o número de matrículas, nenhuma das escolas que ofertam só o ensino médio de tempo integral em Cuiabá, atingiu o número de matrículas. Segundo, quando tratamos de proficiência/rendimento acadêmico, a nossa escola alcançou 98,4% de aprovação no ano de 2018 e para 2019 tem o indicador de superar esse índice de aprovação. Aumentamos o número de egressos ao ensino superior. Temos depoimentos de estudantes que falam de sua transformação depois que se matriculou na escola de Tempo Integral”, diz na publicação.

    Imagem: nilo1
    Alunos haitianos também estudam no Nilo Povoas – Foto: Rede Social

    Veja nota na íntegra nota da Seduc:

    O prédio da Nilo Póvoas possui 12 salas de aula e capacidade para atender cerca de mil alunos, no entanto, atualmente, atende cerca de 130 alunos em tempo integral. Diante disso, a Seduc decidiu pelo remanejamento dos alunos da Escola Nilo Póvoas para a Escola Estadual Antônio Epaminondas, localizada no bairro Lixeira, em Cuiabá, que também oferta o ensino médio em tempo integral.   

    A Escola Estadual Antônio Epaminondas tem oito salas de aula e atende em média 200 alunos e o prédio tem capacidade para atender cerca de 700 alunos nos três turnos.   

    A partir de 2020, as vagas de matrículas serão disponibilizadas na EE Antônio Epaminondas, que vai ofertar o ensino fundamental nos anos finais (7º ao 9º ano) e ensino médio em tempo integral.   

    A Seduc ressalta que boa parte dos alunos atendidos na escola Nilo Póvoas são oriundos de outros bairros e não somente do bairro Bandeirantes onde a unidade escolar está localizada.

    Os professores efetivos e profissionais efetivos da Escola Nilo Póvoas também serão absorvidos pela escola Antônio Epaminondas.

    Veja publicação da professora:

    EE PROFESSOR NILO PÓVOAS, CINQUENTA ANOS DE HISTÓRIA. POR QUE QUE SERÁ FOMOS ESCOLHIDOS PARA FECHAR AS CORTINAS E SAIR…

    Posted by Lilian Novack Silva on Thursday, January 9, 2020

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS