Agora MT Cidades Cuiabá Cuiabá | Casos suspeitos de coronavírus serão isolados no antigo Pronto-Socorro
SES TRANQUILIZA POPULAÇÃO

Cuiabá | Casos suspeitos de coronavírus serão isolados no antigo Pronto-Socorro

Rafael Medeiros

A prefeitura de Cuiabá informou que os casos suspeitos de coronavírus que vierem para Capital serão isolados no antigo Pronto-Socorro, no bairro Bandeirantes, hospital que foi preparado para o atendimento desses pacientes.

Na noite desta quinta-feira (6), deu entrada no Hospital Regional de Rondonópolis (MT), uma mulher de 34 anos, que foi isolada por suspeita de ter contraído o coronavírus. Porém, em nota ao PORTAL AGORA MATO GROSSO, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) garantiu que o caso ainda está sob investigação e não é considerado, até o presente momento, uma suspeita de Coronavírus.

O referido paciente é assistido e recebe todo o atendimento médico necessário que o caso requer, não representando qualquer risco à saúde pública. 

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, esteve em Brasília (DF), onde discutiu com outros secretários de Estado um plano de contingência.

Segundo Gil Machado do departamento da Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Rondonópolis, a mulher revelou que viajou recentemente para a Ásia e começou a se sentir mal, logo depois de retornar para Mato Grosso. O caso é isolado e deve ser encaminhado à Cuiabá.

A Prefeitura da Capital informou que realizou capacitações para que os servidores da saúde possam detectar os possíveis casos e fazer o encaminhamento correto.

“Sob determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, nos reunimos com toda a equipe técnica da SMS para buscarmos meios de acolher, orientar e ofertarmos atenção máxima à população cuiabana que, assim como a do resto do mundo, está se vendo amedrontada diante do novo vírus”, frisou o secretário de Saúde Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.

Sintomas

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação entre pessoas (contaminação por contato) está ocorrendo podendo ser pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

· Gotículas de saliva;

· Espirro;

· Tosse;

· Catarro;

· Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

· Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os quadros respiratórios como resfriados, gripes e pneumonias são causados por diversos microorganismos. Assim que os primeiros sintomas respiratórios surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento. São eles:

· Febre.

· Tosse.

· Dificuldade para respirar.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas