02 de agosto de 2021
Mais
    Capa Notícias Mato Grosso II Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno será virtual
    AGOSTO DOURADO

    II Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno será virtual

    Devido à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde realizará o II Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno (EMAMA) virtualmente. O evento ocorrerá entre os dias 03 a 07 de agosto, pelo canal do Tele Educa Mato Grosso (TelessaúdeMT), no YouTube. 

    O encontro é em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno e marca o início da campanha nacional Agosto Dourado, movimento que visa conscientizar sobre a necessidade da amamentação na primeira hora de vida, mantendo-a de forma exclusiva por seis meses e complementada até os dois anos de idade ou mais. 

    Conforme o coordenador do evento, um dos responsáveis técnicos pelas ações de promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno na SES, Rodrigo César de Oliveira Carvalho, foi necessário adequar a programação do evento ao novo cenário pelo qual o país e o mundo vivem.

    “É preciso promover espaços virtuais, considerando a situação de pandemia ocasionada pela disseminação do coronavírus, para a produção social da saúde, envolvendo profissionais da saúde, educação, cultura e a comunidade, na busca de alternativas viáveis e culturalmente efetivas para a melhoria dos índices de aleitamento materno e da oferta de leite humano às crianças que, por algum motivo, estão desprovidas deste alimento”, explica. 

    Com a realização de palestras virtuais, relatos de histórias maternas e exibição de filme, o segundo encontro pretende levantar as questões que permeiam os vínculos entre a amamentação e a saúde do planeta, considerando as mudanças climáticas e a degradação ambiental. Além disso, Rodrigo conta que o objetivo é promover o diálogo com os municípios mato-grossenses favorecendo a divulgação de suas ações fortalecedoras da promoção, proteção e apoio à amamentação realizadas no último triênio.

    Concomitantemente ao II EMAMA, será realizado também o Encontro Mato-grossense de Alimentação Complementar Saudável e a Mostra Regional de Experiências Bem-Sucedidas em Alimentação Adequada e Saudável na Primeira Infância.

    Para participar do encontro, basta acessar, no dia e horário de cada atividade da programação, o canal do Tele Educa Mato Grosso no YouTube, por meio deste link. Ao final de cada período (manhã/tarde), os participantes ganharão um certificado correspondente a atividade assistida.