30 de julho de 2021
Mais
    Capa Notícias Mato Grosso Secretário alerta “voltem as aulas e vamos ter que chorar a morte...
    APENAS 29 UTI's PEDIÁTRICAS

    Secretário alerta “voltem as aulas e vamos ter que chorar a morte de crianças”

    O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, fez um alerta na manhã desta quarta-feira (15), durante uma live transmitida pela rede social do Governo, de que voltar as aulas presenciais neste momento só vai piorar a situação da doença causada pelo coronavírus.

    Em Mato Grosso, há apenas 26 leitos de UTIs Pediátricas exclusivos para Covid- 19, quatro estão ocupados. Desse total, 10 leitos ficam no Hospital Estadual Santa Casa e 15 no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. 

    De acordo com o secretário, em alguns municípios estão se falando em retorno das aulas e que isso é uma preocupação. “Voltem as aulas e vejam o que vai acontecer, as coisas vão piorar muito e vamos ter que chorar a morte de crianças”, alertou Figueiredo.

    Para o secretário já está muito difícil convencer um adulto que ele tem que usar máscaras e ter cuidados, imagina uma criança? “Seria uma utopia, a gente imaginar isso. Não se pode controlar uma criança”, comentou.  

    Gilberto explicou ainda que as crianças não são do grupo mais vulnerável da doença e que quando contaminadas possuem uma boa recuperação, mas o problema é que elas são transmissoras e com a volta das aulas levariam o vírus para os outros grupos de riscos. “Seriam milhares de pessoas contaminadas e não teríamos como atender no sistema de saúde”.