01 de agosto de 2021
Mais
    Capa Notícias Política Sugestão do Beto do Amendoim é aceita por Pátio e obras serão...
    EM RONDONÓPOLIS

    Sugestão do Beto do Amendoim é aceita por Pátio e obras serão entregues antes do prazo

     Após acompanhar várias licitações, o Vereador Beto do Amendoim recebeu inúmeras reclamações das construtoras, as quais alegam que os erros presentes nos projetos são as causas do atraso da entrega das obras. Como solução, a ideia é criar uma sistemática de controle mais extensiva dentro da Sinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura de Rondonópolis/MT), com uma equipe para avaliar os projetos antes que sejam encaminhados para a licitação. Isso porque, segundo as empreiteiras, os projetos apresentados no momento da assinatura do contrato possuem problemas críticos em relação ao que é passado, aos custos e aos prazos, pois, são falhas grosseiras que precisaram ser reanalisadas para prosseguimento das obras.

    Por conta desses erros de projeto, as empreiteiras quando chegam no local da ordem de serviço constatam os seguintes tipos de erros: falta de aterro, contra piso, massa corrida, entre outros que não constavam no projeto nem foram passados para a construtora. Com isso, para executar a obra e poder concluir os projetos as empresas pedem o aditivo, que é sempre muito burocrático, visto que, levam até 90 dias e enquanto não é resolvido a empresa não pode começar a obra.

    Portanto, isso gera outro problema crítico tanto em relação a custos, quanto a prazos, pois, essas falhas grosseiras nos projetos, muitas vezes, exigem materiais que não são encontrados aqui no Estado. Desse modo, os materiais tem que vir de fora, atrasando ainda mais o andamento e entrega das obras. Sobre esses erros de cálculos, o Vereador Beto do Amendoim afirma, “Imaginam que estão ganhando tempo quando, na verdade, estão perdendo, porque uma contratação em cima de um projeto errado, com certeza, levará a mudanças significativas durante a execução. Além disso, os custos de mudança são maiores o que resulta em atrasos e aditivos que são inevitáveis”.

    Diante disso, o Prefeito José Carlos do Pátio assumiu um compromisso de melhorar a performance dos projetos e alegou que esse ano foram adquiridos software, mais modernos e mais qualificados para diminuir os erros de projetos da equipe. Isso com o intuito de aprimorar e melhorar cada vez mais, verificando os projetos de forma eficaz e sem apresentar erros antes de ir para a licitação. Logo, as obras andaram com mais qualidade, eficiência e rapidez.