Agora MT Variedades Agrião ameniza os problemas respiratórios, previne diabetes e auxilia no emagrecimento
SAÚDE

Agrião ameniza os problemas respiratórios, previne diabetes e auxilia no emagrecimento

O agrião é um super antioxidante, aumenta imunidade, ajuda a combater infecções e é um ótimo alimento para facilitar o processo digestivo. Pode ser facilmente adicionado na sua alimentação através de saladas e sucos verdes

Conquiste Sua Vida
VIA

Imagem: Agriao Agrião ameniza os problemas respiratórios, previne diabetes e auxilia no emagrecimento
Reprodução

Com toque levemente picante, sabor e aroma bem característicos, o agrião está presente em muitas preparações do nosso dia a dia. Versátil, ele acompanha pratos que vão de saladas às receitas de refogados, das sopas de legumes às populares rabadas do final de semana, trazendo diversos nutrientes de suma importância para o bem-estar do nosso organismo. Conheça as vantagens de incluir essa erva em um plano alimentar e descubra quais são as suas melhores formas de consumo!

De cor verde escura e flores brancas, o agrião é um vegetal bem antigo, cultivado em diversos países do mundo. Por ser uma verdura extremamente rica em substâncias benéficas, passou a ser recomendado e indicado pela ciência nutricional para completar uma alimentação equilibrada. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, a planta é fonte de nutrientes que completam o quadro nutricional necessário, já que é rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo, substâncias essenciais para o funcionamento do nosso corpo:

“O agrião é um super antioxidante, aumenta imunidade, ajuda a combater infecções e é um ótimo alimento para facilitar o processo digestivo. Pode ser facilmente adicionado na sua alimentação através de saladas e sucos verdes, por exemplo”, analisa a profissional. Confira mais benefícios do agrião para seu dia a dia:

7 benefícios do agrião para sua saúde

1 – Reduz a pressão arterial: Com bons níveis de potássio, cálcio e magnésio, o consumo da planta na sua versão in natura é associado à redução da pressão arterial, prevenindo o risco das doenças cardiovasculares e mantendo o coração saudável.

2 – Ossos e músculos saudáveis: Seja para os praticantes de atividade física, para as crianças em desenvolvimento, para os adultos ou idosos que precisam de fortalecimento muscular, o agrião atua nos nossos ossos e músculos, deixando-os saudáveis e fortes. Essa característica da planta se dá pela presença da vitamina K, que facilita a absorção do cálcio no organismo.

3 – Previne o diabetes: Uma das maiores indicações do consumo de agrião é para o controle das taxas de açúcar no sangue. Suas propriedades nutricionais se tornam eficazes para diminuir a glicose e prevenir o diabetes.

4 – Auxilia o emagrecimento: Com muitos nutrientes e pouquíssimas calorias, o agrião ajuda a proporcionar saciedade mais facilmente, fazendo com que comamos menos, sem diminuir a quantidade de nutrientes ingeridas.

5 – Ameniza os problemas respiratórios: Por ter efeito anti-inflamatório e ser rico em propriedades antioxidantes, a erva diminui os sintomas da asma, rinite alérgica, bronquite e sinusite. Além disso, o agrião reforça o sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados.

6 – Fornece energia para o corpo: Fonte de nutrientes essenciais, como a vitamina C e A, por exemplo, o consumo da planta ajuda nosso corpo a ter mais disposição para realizar as atividades físicas e cotidianas, já que mantém o organismo saudável e nutrido.

7 – Combate o câncer: Rico em antioxidantes e micronutrientes, o agrião se mostrou eficaz para combater as células cancerígenas. O câncer de mama, próstata, esôfago e pâncreas, por exemplo, podem ser evitados e até tratados com o consumo do vegetal.

Como acrescentar o agrião no dia a dia?

Dono de tantos benefícios, não faltam são opções para utilizar o agrião na sua alimentação. Veja algumas dicas:

  • Suco com agrião: Você pode incluir as folhas da planta em um suco de laranja, limão ou outra fruta de sua preferência. Uma boa ideia é prepará-lo junto ao suco detox.

  • Agrião refogado: De forma simples e rápida, um agrião refogado com alho e cebola irá tornar a sua refeição mais rica e saborosa

  • Sopa de legumes: Para os amantes do prato, o agrião pode ser um dos ingredientes da sua preparação.

  • Em sua forma natural: Que tal incluir algumas folhas de agrião na sua salada? É uma maneira de tornar o prato ainda mais saudável e refrescante.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas