27 de setembro de 2020
Mais
    Capa Destaques Câmeras registram mais de 11 mil veículos com irregularidades
    VIDEOMONITORAMENTO

    Câmeras registram mais de 11 mil veículos com irregularidades

    No período entre janeiro a junho de 2020, mais de 11 mil placas de veículos com registros de ocorrências foram capturadas pelas câmeras OCR (sigla em inglês que significa Leitores Ópticos de Caracteres).

    As imagens são recebidas instantaneamente pelos operadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que emitem alerta para as forças policiais. Do total de leituras, 75% confirmava a imagem da placa.

    As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos de Cuiabá, Várzea Grande, rodovias estaduais e na região da fronteira do Brasil com a Bolívia. Somente com o aporte do Governo do Estado, 22 pontos de videomonitoramento captam imagens diariamente. Contudo, outras câmeras foram viabilizadas por investimentos do Governo Federal e parcerias com concessionárias de rodovias, que totalizam mais de 11 mil equipamentos.

    O coordenador do Ciosp, TC PM Siziéboro Elvis de Oliveira, disse que a ferramenta é primordial para o enfrentamento às práticas criminosas no estado de Mato Grosso.

    “Sempre que um veículo tem alguma queixa de roubo ou furto, a placa é colocada no sistema do Ciosp para gerar o alerta. E de imediato, nossa equipe aciona as forças policiais para fazer as buscas. Outras irregularidades, a exemplo dos documentos do automóvel e do motorista, também são alertadas”, enfatiza.

    O sistema OCR registra até 400 veículos por minuto e permite fazer buscas por placas, marca e modelo dos veículos, além de características obtidas pelos operadores, como adesivos que tenham singularidades passíveis de leitura.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS