18 de setembro de 2020
Mais
    Capa Blogs Entendendo Direito Direito ambiental ou morrer na fumaça | Entendendo Direito
    SOCORRO

    Direito ambiental ou morrer na fumaça | Entendendo Direito

    Imagem: fumaca Direito ambiental ou morrer na fumaça | Entendendo DireitoBom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada pessoal, aqui respirando mal, pura fumaça, estou preso em um apartamento, vou sair daqui a pouco, mas penso que desde 2005 não via minha cidade com tanta fumaça.

    Eu queria muito falar hoje sobre o dia da igualdade feminina, o que há de legal, e o que a legislação tem que melhorar, mas com essa fumaça que está em Mato Grosso não dá, é direito ambiental mesmo.

    Sou filho de pequeno produtor rural então sempre vi o direito ambiental como inimigo, gente querendo deixar nós sem podermos trabalhar na nossa terra, mas quando um vizinho polui um córrego que primeiro passava nas terras dele e depois na nossa o que nos dificultou demais a vida, percebi pela primeira vez a importância de um direito ambiental.

    Hoje temos mais consciência sobre a importância do meio ambiente, e sabemos que é inadmissível o uso inconsequente dos recursos naturais, o futuro do planeta não está garantido.

    No Mato Grosso, por enquanto, ainda não temos a consciência ambiental muito desenvolvida, tanto é que é comum desperdício de água, quem aqui não vê ou mesmo lava a calçada com mangueira?

    O meio ambiente é um patrimônio ambiental coletivo, é de todos, e a sua agressão, faz mal para toda a sociedade, nessa época do ano, algumas cidades de Mato Grosso como Cuiabá e Rondonópolis estão debaixo de fumaça, como eu não via fazia muitos anos.

    Temos uma política nacional do meio ambiente, a LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 que diz:

    Art 2º – A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios:

    ….

    X – Educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente.

    Coloquei essa parte da lei que é uma lei que inaugurou a fase mais importante de proteção ambiental no país para que vocês entendam e eu também que mesmo como cidadão comum podemos e devemos fazer a nossa parte.

    Eu tive algumas melhoras, não jogo mais lixo na rua, não queimo mais meu lixo, mas ainda lavo o carro com mangueira, vou melhorar e você vai contribuir como?

    Nessa época de queimadas é fundamental que nossa consciência ambiental fique ainda mais forte, porque algumas dessas queimadas são inevitáveis, mas muitas queimadas são agravadas, porque pessoas jogaram materiais em terrenos baldios, não fizeram a limpeza desses, jogaram bitucas de cigarro na beira da rodovia, ou mesmo colocaram fogo em sua propriedade para “limpar” etc.

    Mesmo pequenos gestos ambientais podem ajudar no combate as queimadas, uma outra forma é mostrar para o seu pré-candidato a vereador ou prefeito que você se importa e perguntar o que ele pode e quer fazer a respeito.

     

     

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS