18 de setembro de 2020
Mais
    Capa Notícias Brasil O que a Inteligência Artificial pode fazer pelo seu negócio
    A ERA DOS ROBÔS

    O que a Inteligência Artificial pode fazer pelo seu negócio

    IA é a tecnologia que oferece mais autonomia para as máquinas com recursos modernos de computação

    Imagem: INTELIGENCIA ARTIFICIAL 1 O que a Inteligência Artificial pode fazer pelo seu negócioQuem gerencia uma empresa hoje em dia sabe o quanto é importante ter um site e um serviço de web host. Sem isso é praticamente impossível se tornar competitivo e garantir uma boa presença online. 

    Além disso, muitos aspectos do seu negócio são auxiliados por um recurso que até há anos parecia ser exclusivo dos filmes de ficção, mas cada vez mais faz parte do nosso presente – e provavelmente por um longo tempo ainda no futuro.

    Estamos falando da IA, também conhecida como Inteligência Artificial. Para você saber como ela atua ajudando tanto as pequenas quanto as grandes empresas, confira os tópicos desse artigo.

    • O que é Inteligência Artificial
    • A era dos robôs no seu negócio – Conheça o recurso da RPA
    • Agricultura mais inteligente
    • Negócios da saúde – Inteligência Artificial e a Telemedicina

     

    O que é Inteligência Artificial

    Definir o que é a Inteligência Artificial é fácil. IA é a tecnologia que oferece mais autonomia para as máquinas graças a recursos modernos de computação. Desse modo, as máquinas conseguem aprender e dar respostas a partir de sua programação.

    Apesar de ser atual, o conceito de Inteligência Artificial há anos vem sendo uma pauta importante quando o assunto é tecnologia. Desde meados do século passado, a possibilidade da existência de máquinas pensantes faz parte do imaginário das pessoas.

    A cultura pop, por exemplo, contribuiu muito ao longo dos anos para o termo “Inteligência Artificial” ser bastante difundido. 

     

    Inteligência Artificial na vida real

    É óbvio que para se adequar aos roteiros da ficção científica as IAs não são lá muito nossas amiguinhas, mas na vida real felizmente a situação é diferente. As máquinas são capazes de aprender e realizar trabalhos humanos mais comuns. E tudo isso sem se revoltarem contra a raça humana. 

    Alguns exemplos práticos da IA atuando nos dias de hoje são tão básicos que muita a gente nem nota ou sequer sabia que se tratava do recurso de Inteligência Artificial.

    A Netflix é um deles. Sabe quando surge na tela inicial do seu serviço de streaming a sugestão de vários filmes de terror, por exemplo? Isso é a máquina “pensando”, “concluindo” que esse deve ser um gênero de filmes compatível com o seu gosto.

    Outro exemplo: Os aplicativos de rotas como o Google Maps e o Waze auxiliam você a encontrar o caminho certo no meio urbano. Como eles fazem isso? Os recursos de IAs deles permitem o cruzamento de dados e informações a respeito do trânsito.

    Imagem: INTELIGENCIA ARTIFICIAL 2 O que a Inteligência Artificial pode fazer pelo seu negócio

    A era dos robôs no seu negócio – Conheça o recurso da RPA

    Que a Inteligência Artificial já faz parte do dia a dia da gente já sabemos, mas afinal, como ela pode ser útil para ajudar na gestão do seu negócio? Simples: por meio de robôs.

    Calma, não estou falando do C3PO ou do R2D2 atendendo os seus clientes, ou empacotando os produtos. Estou me referindo aos softwares robóticos cada vez mais comuns em tempo de transformação digital. Estou falando da RPA.

    A Robotic Process Automation, ou como você preferir, Automação de Processos com uso de Robôs, tem o objetivo de realizar tarefas consideradas muito repetitivas para os colaboradores, possibilitando que elas sejam efetuadas por softwares adequados para essa finalidade.

    Graças a isso, é possível proporcionar para o seu negócio mais produtividade e eficiência nos serviços, eliminando ações e processos que se repetem e tomar muito tempo. 

    Conheça alguns exemplos e aplicações de RPA

    A Automação de Processos por meio de robôs é uma amostra do quanto a Inteligência Artificial é cada vez mais relevante para as empresas.

    As alternativas que a RPA proporciona vão das mais básicas, como um envio de um e-mail automático, até as mais complicadas, com a utilização de vários bots, cada um com um com objetivos específicos. 

    Sendo assim, confira a seguir algumas das aplicações de RPA em um negócio.  

    Administrar banco de talentos do RH

    O fluxo de colaboradores em uma determinada empresa pode ser grande. Portanto, para promover um bom gerenciamento dessa área, a adoção de recursos tecnológicos e automatizados traz mais segurança e eficiência.

    Atendimento ao cliente

    Automatizar o atendimento por meio de robôs é bastante útil para o e-commerce, especialmente durante e depois a pandemia, em que os clientes cada vez mais procuraram fazer compras online.

    Os chatbots, por exemplo, são fundamentais nesse processo. O funcionamento da maioria deles se dá por meio do “machine learning”, ou seja, do aprendizado de máquina. Com isso, eles podem sanar as dúvidas básicas dos clientes.

    Geração de relatórios

    Os softwares robóticos podem ser utilizados para produzir relatórios dos mais variados tipos e de diferentes funcionalidades. Diante disso, os profissionais não irão perder tempo na produção e poderão se concentrar apenas nas análises dos mesmos.

    O fato é que graças a esses recursos de IA, contando com softwares robotizados, é possível, por exemplo, reduzir muito os custos do seu negócio.

    O time se torna mais eficiente e sabe onde manter o foco, além dos custos de operação serem reduzidos e as atividades capazes de serem feitas de forma mais rápida e, principalmente, com mais qualidade.

    Agricultura mais inteligente

    A civilização deve muito à agricultura. A raça humana mal havia inventado a roda, mesmo sem saber ler e escrever, e já dominava técnicas de plantio. 

    A agricultura sempre foi uma atividade importante e, enquanto o planeta Terra for habitado por homo sapiens, sempre será. Nesse caso, uma prática tão relevante para a civilização também pode (e deve) se beneficiar da Inteligência Artificial.

    Isso já está acontecendo. As IAs encontram aplicação no segmento da agricultura, trazendo praticidade e qualidade para uma das atividades mais antigas realizadas pelas mãos de homens e mulheres.

    Por isso, quem tem um negócio voltado para o campo, não apenas na agricultura, mas também na pecuária, pode contar com a ajuda da Inteligência Artificial de várias maneiras. Confira algumas delas abaixo. 

    Previsão do tempo

    Saber se vai chover ou não, saber quando será a próxima geada, tudo isso ajuda a definir como, quanto e o quê plantar.

    Nesse caso, hoje em dia, recursos de aprendizado de máquina facilitam o dia a dia de produtores na hora de saber como o tempo, fundamental para o trabalho no campo, irá se comportar.

    Veículos com mais autonomia

    Os recursos de GPS e de Inteligência Artificial podem ser aplicados em veículos cada vez mais autônomos, como, por exemplo, tratores e máquinas colheitadeiras.

    Tais equipamentos são eficientes para agilizar tarefas importantes, como o plantio, a irrigação e a colheita. 

    Além do mais, é possível utilizar tais veículos com recursos de IA que identificam ameaças a partir de padrões analisados em banco de dados. Isso ajuda a prevenir o ataque de pragas e na utilização de doses adequadas de agentes defensivos.

    Monitoramento da plantação e dos rebanhos 

    Por meio de drones e análise de dados, é possível identificar alterações mínimas na plantação. Graças a isso os agricultores podem investigar se o solo conta com baixos nutrientes ou algum outro tipo de problema.

    O mesmo vale para a pecuária. Por meio de aplicativos e recursos de aprendizado de máquina, é possível monitorar o estado de saúde dos rebanhos, auxiliando a tomar medidas capazes de sanar tais problemas.

    Todos esses recursos são essenciais para tornar o trabalho mais eficiente, modernizando a atividade da agricultura e auxiliando os negócios dessa área.

    Imagem: Boneca O que a Inteligência Artificial pode fazer pelo seu negócio

    Negócios da saúde – Inteligência Artificial e a Telemedicina

    O gerenciamento de uma clínica médica também pode ser beneficiado diante dos recursos da Inteligência Artificial. A telemedicina está aí para provar isso. Por meio das Ias, os profissionais da saúde podem efetuar atendimentos à distância, por exemplo.

    Isso é muito importante especialmente para driblar as dificuldades causadas pela pandemia, em que o distanciamento social é prática essencial para evitar aglomerações. Algumas das outras vantagens que a Inteligência Artificial traz para o segmento da saúde são:

    Diagnósticos mais eficientes

    Os softwares de IA são capazes de fornecer imagens cada vez mais precisas. Isso facilita a identificação de problemas de modo mais rápido e seguro do que é quando realizado com métodos manuais.

    Além disso, muitas dessas novas ferramentas conseguem apontar condições médicas que normalmente não são notadas pelos médicos.

    Analisar banco de dados

    Por meio da Inteligência Artificial aplicado na saúde os médicos podem realizar um rastreamento mais preciso a respeito do estado de saúde do paciente e sobre o histórico familiar.

    Essa análise feita de modo eficiente é extremamente útil para analisar a probabilidade do paciente contrair uma determinada enfermidade.

    O uso dos wearables

    Os chamados “dispositivos vestíveis” são excelentes recursos para o monitoramento dos pacientes. O nome “vestíveis” não é por acaso, pois são dispositivos como pulseiras, óculos, bótons e demais acessórios que podem ser usados pelos pacientes.

    Por meio deles é possível monitorar à distância os batimentos cardíacos, calorias e outras informações relevantes sobre a saúde do usuário ou paciente.

    A Inteligência Artificial é uma grande aliada dos mais variados negócios

    Ela é o processo fundamental para a transformação digital, algo tão importante no atual contexto das empresas.

    Por meio das várias ferramentas de IA é possível estabelecer atendimento de mais qualidade, eficiência dos colaboradores, captar mais leads e, consequentemente, obter melhores resultados.

    Portanto, além de ter um site e um serviço de web host, um bom gestor também deve levar em conta a utilização da Inteligência Artificial em seus negócios. 

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS