22 de setembro de 2020
Mais
    Capa Notícias Política PJC de Rondonópolis cogita a construção de Complexo com Delegacias Especializadas
    SEGURANÇA

    PJC de Rondonópolis cogita a construção de Complexo com Delegacias Especializadas

    A implantação das delegacias especializadas na mesma área viabilizará o trabalho da polícia civil na região

    Imagem: Delegado Claudinei 1 PJC de Rondonópolis cogita a construção de Complexo com Delegacias Especializadas
    Reprodução

    Em atendimento as ações da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) iniciou o levantamento dos trabalhos desenvolvidos e as principais demandas das instituições de segurança pública, em Rondonópolis (MT), que é um dos polos regionais que pertencem a Região Integrada de Segurança Pública (Risp). A primeira visita foi na Delegacia Regional da Polícia Judiciária de Mato Grosso (PJC-MT) do município com o delegado titular, Thiago Garcia Damasceno.

    Thiago assumiu o comando da regional há dois meses, mas já mostra as prioridades que pretende alcançar a frente da instituição, principalmente o de promover melhorias na estrutura de trabalho dos servidores civis. Além da Delegacia Regional, a PJC conta com cinco instituições de segurança pública especializadas que são as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (Derf), da Criança e do Adolescente (Deca), de Defesa da Mulher (Dedm), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Delitos de Trânsito (Deletran).

    Complexo

    O delegado titular comentou sobre alguns exemplos de “cidades da polícia” – como as que foram implantadas no Rio de Janeiro e, na cidade de Sinop, em Mato Grosso – e acredita ser uma vantagem Rondonópolis ter as cinco delegacias especializadas em uma mesma área e passar a usar o efetivo de pessoal de maneira inteligente. “Então, como exemplo, se temos quatro delegacias e, em cada uma, temos que usar um plantonista só para cuidar de prédio, poderemos manter o aproveitamento da mão-de-obra qualificada e reduzir o regime de plantão para somente um cuidar de todo o complexo”, exemplifica Thiago.

    Ele conta que a PJC já tem um terreno amplo que foi cedido pelo governo estadual, antes utilizado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e que funcionava o antigo Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc). “Já fizemos uma parceria para a elaboração de projeto arquitetônico e de engenharia com todas as delegacias juntas. O projeto deve ficar pronto no prazo de 20 dias. Pedi para fazer uma delegacia padrão. Depois que tiver o projeto, pretendemos fazer o levantamento dos orçamentos”, esclarece.

    Recursos Financeiros

    Thiago salienta que mesmo providenciando o projeto, será preciso buscar formas de captação de recursos para concretizar a construção dos prédios. Diante deste fato, o deputado Claudinei avaliou a importância do complexo das delegacias especializadas, em Rondonópolis, e se dispôs a fazer a articulação junto com a bancada federal, como, também, fechar uma agenda junto com o presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Feconseg) para verificar o apoio para obtenção de verba para a devida construção.

    “Já contamos com os R$ 2 milhões de emendas parlamentares que concedi para a PJC, mas é importante focar em um apoio específico a este projeto para atender as delegacias especializadas do município. Vou verificar com a bancada federal, logo que o projeto arquitetônico e de engenharia e os orçamentos já estiverem prontos. Agora, estamos na votação do projeto das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para melhorar o orçamento da segurança pública, mas somente no final do ano que definiremos a lei orçamentária anual”, justifica o parlamentar que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa de Leis.

    Vale destacar que Claudinei defende a autonomia financeira para entidades da segurança pública para que tenham um orçamento estabelecido, para facilitar o planejamento de atuação em um determinado período e não passem por dificuldades por falta de recursos financeiros.

    Instituição – A Delegacia Regional de Rondonópolis é considerada a maior do estado de Mato Grosso e abrange dez municípios (Itiquira, Guiratinga, Pedra Preta, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Alto Araguaia, Alto Garças e Alto Taquari, além de Rondonópolis) e 16 delegacias.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS