Agora MT Variedades Caju e manga dominam as frutas da estação e são aliadas para...
TEMPORADA

Caju e manga dominam as frutas da estação e são aliadas para amenizar o calor

Da assessoria
VIA

Imagem: Manga Caju e manga dominam as frutas da estação e são aliadas para amenizar o calor
Apple Mangoes

A primavera, estação que antecede o verão e, por consequência, conhecida pelo calor intenso e chuvas ocasionais, além das flores, representa também a temporada de muitas frutas, como a manga e o caju, típicas de Mato Grosso.

As frutas da estação primavera/verão apresentam muitos benefícios para o organismo, podem ser aproveitadas em várias receitas nutritivas e balanceadas, hidratam e amenizam o calor.

Para desfrutar ao máximo o sabor e as funcionalidades que trazem à saúde, a nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso, Sheili Negrão Gomes, elenca algumas frutas e os respectivos benefícios:

Goiaba: rica em vitaminas A, B e C, a fruta contém licopeno, um antioxidante que previne o envelhecimento e ajuda a manter a pele saudável. A melhor forma de consumir a fruta é crua, com a casca, sendo uma ótima opção de lanche.

Manga: presente nos quintais dos cuiabanos, a manga é rica em fibras, fornece vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia no combate à inflamação. Também ajuda a prevenir o desenvolvimento de câncer de intestino, infarto, hipertensão e doenças do coração. Pode ser consumida desde a fruta in natura, ou como ingrediente de mousses, sucos e saladas. “Pessoas diabéticas devem evitar o consumo exagerado da fruta, devido a quantidade de frutose”, alerta a nutricionista.

Caju: É antioxidante, possui poucas calorias e ajuda no emagrecimento. Também é fonte de gorduras boas que aceleram o metabolismo. Oferece vitaminas A e do complexo B e minerais como cálcio, potássio e ferro. É muito utilizado em sucos e doces, mas o ideal é consumir a fruta in natura. Não há contraindicações para a sua ingestão.

Jabuticaba: a fruta 100% brasileira tem propriedades antioxidantes, auxilia no combate a inflamações, favorece a desintoxicação do organismo, tem poucas calorias e carboidratos. É rica em nutrientes como vitamina C, vitamina E, magnésio, fósforo e zinco. Versátil, a fruta pode ser aproveitada em sucos, doces, sorvete e até em molhos para acompanhar carnes.

A nutricionista indica ainda outras frutas que podem ser encontradas na estação, igualmente nutritivas, como o morango, a banana, o mamão e o kiwi.

“As frutas são ótimas aliadas para combater o calor, podem ser consumidas in natura, em forma de sucos ou batidas no café da manhã. É muito importante lembrar sempre da hidratação, tomar bastante líquido e consumir alimentos com alto teor de água”, conclui Sheili.

Toda quinta-feira, as lojas do Fort Atacadista em Cuiabá e Várzea Grande têm uma grande variedade de frutas fresquinhas aos clientes. Na capital, o Fort está presente nas Avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa da Costa e, em Várzea Grande, na Avenida da FEB.

 

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas