30 de outubro de 2020
Mais
    Capa Destaques IFMT Rondonópolis entrega mais de 150 face shields para Secretaria de Saúde
    SAÚDE

    IFMT Rondonópolis entrega mais de 150 face shields para Secretaria de Saúde

    Durante a entrega, o secretário de saúde, Marcus Vinicius Neves, garantiu que toda a doação será destinada para os profissionais da ponta

    Imagem: UNEMAT IFMT Rondonópolis entrega mais de 150 face shields para Secretaria de SaúdeO Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis entregou nesta sexta-feira (25) mais de 150 máscaras, modelo Face Shields, para a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, que serão repassados para profissionais que estão trabalhando na ponta contra o novo Coronavírus. O projeto tem o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) que destinou R$ 25 mil para a compra de equipamentos e materiais.

    De acordo com o coordenador do projeto, o professor Rafael Garcia, foi encaminhado o projeto da fabricação das Face Shields para o MPT, que aprovou e destinou a verba oriundas de multas trabalhistas, e a meta é fabricar em torno de 2 mil máscaras.

    E para a fabricação das máscaras, o projeto conta com a ajuda de professores e alunos, que estão se dedicando ao projeto nos tempos livres. No total, são dois servidores envolvidos na ação e mais cinco discentes.

    “A prioridade é atender a saúde, mas tem outros setores que também estão precisando, como a Polícia Militar e a comunidade indigena. E no retorno das aulas, gostaríamos de ajudar também os profissionais da educação que vão precisar estar protegidos”, disse Garcia.

    O custo médio de cada máscara está em torno de cinco reais. E para chegar ao modelo mais ideal, que não machucasse os profissionais que farão o uso das máscaras, foi realizado um estudo de campo pelo professor do IFMT São Vicente, Pedro Henrique Pereira.

    Durante a entrega, o secretário de saúde, Marcus Vinicius Neves, garantiu que toda a doação será destinada para os profissionais da ponta. E que para a Secretaria de Saúde é uma felicidade receber essas doações, pois ainda há a dificuldade de se fazer licitação na área da saúde por conta da pandemia.

    “No presente momento a situação do Covid não nos dá trégua. Estamos vivendo semanalmente, e o maior problema que estamos enfrentando é transformar os recursos destinados para a pandemia em materiais devido aos trâmites burocráticos. Então quando a gente recebe doações, ficamos extremamente felizes, pois é necessário. E esse material vai para a ponta da linha e é gratificante saber que o trabalho de vocês contribuiu para profissionais da saúde”, disse Neves.

    A fabricação de Face Shields é o segundo projeto do IFMT Rondonópolis voltado para ajudar a sociedade no combate ao Coronavírus. Ainda em abril, o IFMT distribuiu no município mais de dois mil litros de álcool 70% para hospitais de outros setores públicos.

     

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS