Agora MT Destaques Revitalizada, Praça dos Carreiros é entregue a população
MELHORIAS

Revitalizada, Praça dos Carreiros é entregue a população

Da redação
VIA

Imagem: Espelho D agua Revitalizada, Praça dos Carreiros é entregue a população
Praça dos Carreiros foi entregue à população – Varlei Cordova/AGORA MT

Símbolo dos primórdios comerciais na região, a Praça dos Carreiros foi entregue à população nesta segunda-feira (21) com uma nova reforma de restauração. O projeto visa na preservação da arquitetura original do espaço, palco de grandes conquistas entre a população local e visitantes de outras regiões.

Em meados de 1950, o município estava em alta atividade de desenvolvimento. Recém emancipado, o solo fértil e as belezas naturais da cidade, fizeram com que diversas pessoas migrassem à região com um propósito maior.

O motivo se sustenta também por Rondonópolis estar estrategicamente bem localizada. Na região sul do Estado, a cidade se encontra no entroncamento das Rodovias BR-163 e BR-364, vias que ligam o Norte e Sul do país.

Imagem: Praca dos Carreiros 1 Revitalizada, Praça dos Carreiros é entregue a população
Praça dos Carreiros revitalizada – Varlei Cordova/AGORA MT

Boa parte deste crescimento se deve igualmente à Praça dos Carreiros. Local que serviu de cenário de um verdadeiro intercâmbio de conhecimento, entre moradores da região com outras partes do país e do mundo.

Tudo isso porque, a praça recepcionou viajantes e mascates que se instalavam no local a fim de comercializar diferentes objetos. Sejam roupas, utensílios de casa e agricultura, alimentos e até aluguel de charretes para transportar as compras da freguesia. 

Com isso, estes encontros resultavam na troca de informações entre os viajantes e a população local. Seja pelas conversas, vendas ou trocas destes itens. Peças que muitas vezes eram novidade na região – assim como os assuntos.

Além disso, a praça servia também de descanso e reabastecimento aos animais. Bois, cavalos e mulas, que andavam por quilômetros de distância com passageiros e materiais nas costas, tinham enfim, um momento de alívio na praça.

O lugar, que era apenas um terreno de chão batido coberto por árvores, foi criando formato e nova estrutura com o passar dos anos. E, assim, acompanhou a modernização e crescimento da cidade.

O carro de boi, fixado em um ponto estratégico da praça, simboliza não só a chegada destes viajantes, mas também o desenvolvimento da cidade. Assim como o acesso a novos conhecimentos da população local, que começava a ter contato com outras culturas.

Imagem: Quiosques Revitalizada, Praça dos Carreiros é entregue a população
Varlei Cordova/AGORA MT

E com a nova reforma, a praça não só passa por mais uma importante etapa histórica na cidade de Rondonópolis, mas também reafirma as raízes locais. Regada por muito trabalho, busca pelo conhecimento e sonho dos rondonopolitanos.

Revitalização da praça

Inaugurada no dia 21.09 (segunda-feira), a restauração da Praça dos Carreiros era um dos principais projetos da prefeitura municipal. Com a reforma, Rondonópolis ganha mais uma obra de qualidade que preserva a história local.

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), a obra garantiu a preservação das características originais. Como a conservação das estrelas do piso, feitas em pedras portuguesas.

Além disso, a reforma contou com a colocação do piso intertravado, a reativação do espelho d’água e a restauração do coreto. Espaço que teve a arquitetura preservada, mas com instalação de rampas de acesso PNE.

Imagem: Ponto de onibus Praca dos Carreiros Revitalizada, Praça dos Carreiros é entregue a população
Varlei Cordova/AGORA MT

A praça também ganhou um parquinho cercado para as crianças, recebeu reforma e climatização do ponto de ônibus, assim como a pavimentação em concreto do estacionamento. Além disso, foi trabalhada a jardinagem e restauração dos quiosques que serão destinados ao comércio.

Prometida para outubro deste ano, a praça foi entregue antes da data prevista. A prefeitura investiu o valor de R$ 2,404 milhões com recursos próprios.

 

Relacionadas

Detento foge durante atendimento médico, mas é recapturado em terreno baldio

Um detento da Mata Grande de 28 anos condenado por tráfico de drogas fugiu enquanto recebia atendimento médico no Centro de Especialidades Apoio e...

Bombeiros resgatam homem que caiu de andaime de 2,5 metros de altura

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na tarde de segunda-feira (08), o resgate de um homem que sofreu uma queda...

Polícia indicia quadrilha responsável pela morte do sargento da PM

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis concluiu nesta terça-feira (09) o inquérito policial que apurou o homicídio de um sargento da...

Polícia Federal prende dois em operação contra grupo investigado por desvios de recursos de obras públicas

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (10) a Operação Caliandra, com o objetivo de apurar irregularidades na aplicação de recursos públicos federais repassados ao...

RAIO recupera moto com registro de roubo/furto e homem é preso

Um homem de 19 anos foi preso e uma motocicleta NX4- Falcon, de cor preta, com registro de roubo/furto no dia 24/03/2022, foi recuperada...

Conduzir sem licenciamento e com calçado inadequado foram as infrações mais registradas em março

Cerca de 250 motoristas foram abordados nas 14 operações integradas de fiscalização de trânsito realizadas no mês de março deste ano pelo Departamento Estadual...

Empreendedores de quatro municípios passam por capacitação nesta semana em programa da Sedec e CDL

Empreendedores e pessoas interessadas em abrir o próprio negócio passam por capacitação nos municípios de Barra do Garças, Rondonópolis, Campo Verde e Itiquira, de...

Trabalhador fica gravemente ferido e tem traumatismo cranioencefálico após cair de telhado

Um pedreiro ficou gravemente ferido após cair do telhado da residência em que estava trabalhando na tarde desta sexta-feira (12), no bairro Jardim Oliveira,...

Jovem é preso pela Força Tática por tráfico de drogas no bairro Marechal Rondon

A equipe de Força Tática da Polícia Militar prendeu no final da manhã desta sexta-feira (12) um jovem de 25 anos por suspeita de...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas