Agora MT Política Em sessão plenária, Botelho destaca votação de concessão de ferrovia
ORDEM DO DIA

Em sessão plenária, Botelho destaca votação de concessão de ferrovia

Outras matérias importantes foram votadas, promovendo a limpeza da pauta. Próxima sessão será após o período eleitoral

Assessoria
VIA

Imagem: Eduardo Botelho
Deputado Eduardo Botelho – Foto: assessoria

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), destacou a concentração de esforços para análise e votação de projetos durante a sessão plenária desta terça-feira (27). Com a limpeza da pauta, os deputados voltam a se reunir em Plenário após o período eleitoral, com sessão prevista para dia 18 de novembro.

Botelho falou à imprensa sobre o processo de votação e destacou alguns projetos importantes, citando a Proposta de Emenda Constitucional 16/2020, de sua autoria, que altera o artigo 131 da Constituição do Estado do Mato Grosso e autoriza o governo a construir e explorar de forma direta a malha ferroviária no estado.

“Várias matérias foram apreciadas, como a reestruturação da Polícia Judiciária Civil; a PEC da concessão da ferrovia, que é muito importante para nós.  Com essa PEC, estamos dando poder para o governo do estado fazer a concessão da [ferrovia] e com isso já temos contato com a Rumo, que é a concessionária que controla a ferrovia até Rondonópolis. Já fizeram estudos, checaram e concluíram que é viável essa ferrovia vir a Cuiabá e chegar até Lucas do Rio Verde. Então, com isso queremos agora que o governo faça a concessão, comecem a obra para essa rodovia chegar a Cuiabá que é um anseio, um sonho secular de todos os cuiabanos e mato-grossenses”, explicou Botelho. A PEC 16/20 teve 21 votos favoráveis.

Botelho também destacou a aprovação, em 2ª votação, da Mensagem 109/20, do Projeto de Lei Complementar 45/20, que dispõe sobre a organização e o estatuto da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Essa proposta altera a Lei 407/10, no que tange à exclusividade de ocupação do cargo em comissão de gerente de contra inteligência e gerente de especializada em crimes de alta tecnologia, que era ocupado apenas por delegado de polícia. Com a alteração, poderá ser chefiado por todos os cargos de carreira: delegado, escrivão e investigador, com a capacitação respectiva à área. Ela recebeu 21 votos favoráveis e três ausências.

O Plenário ainda aprovou a PEC 17/20, de autoria das lideranças partidárias, que permite uma reeleição para o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e uma reeleição para o Ministério Público de Contas.

Relacionadas

Wellington alerta Ministério do Meio Ambiente para seca no pantanal

Presidente da Subcomissão do Bioma Pantanal, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) levou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao presidente do ICMBio,...

Lula convoca reunião ministerial para a próxima segunda-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião ministerial para a próxima segunda-feira (18), no Palácio do Planalto. A expectativa é que...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas