27 de outubro de 2020
Mais
    Capa Destaques Recorde absoluto de calor do Brasil pode ser batido esta semana
    EM MT

    Recorde absoluto de calor do Brasil pode ser batido esta semana

    Imagem: Sol e baixa umidade em Cuiaba Recorde absoluto de calor do Brasil pode ser batido esta semana
    Pedro Couto/ AGORA MT

    A grande e forte onda de calor que se instalou sobre o Brasil desde o fim de setembro de 2020 já ocasionou a quebra de recordes históricos de calor em vários estados do país, inclusive em capitais, mas poderá estabelecer um novo recorde de calor absoluto para o Brasil.

    Sem dúvida, esta onda de calor do começo da primavera de 2020 está refazendo a climatologia de temperatura em parte do Brasil. Muitos recordes da onda de calor de 2014 já foram superados.

    Segundo dados oficiais do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia -, a maior temperatura oficialmente medida no Brasil é 44,7°C em Bom Jesus do Piauí, em 21/11/2005. Mas nesta segunda-feira, 5 de outubro de 2020, a marca de 44,6°C foi alcançada em Água Clara, em Mato Grosso do Sul, e em Nova Maringá, em Mato Grosso.

    Esta temperatura de 44,6°C é o segundo maior valor registrado no Brasil e empata com a marca de Orleans, em Santa Catarina, que experimentou este calor em 6/1/1963.

    Veja o gráfico das temperaturas máximas de Bom Jesus, no Piauí, em novembro de 2005, quando registrou a marca de 44,7°C no dia 21 de novembro.

     

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS