05 de agosto de 2021
Mais
    Capa Destaques Justiça nega pedido de Luizão para impugnar pesquisa em que ele aparece...
    DENTRO DAS NORMAS

    Justiça nega pedido de Luizão para impugnar pesquisa em que ele aparece na 3ª posição

    O candidato teria ficado inconformado com o resultado da pesquisa, que o coloca no terceiro lugar

    A Justiça Eleitoral confirmou a veracidade da pesquisa de intenção de votos na sucessão municipal em Rondonópolis, realizada pela empresa Segmenta Pesquisas e divulgada na última sexta-feira (30/10). O levantamento mostrou empate técnico entre Zé Carlos do Pátio (26,7%) e Thiago Muniz (24,16%), dentro da margem de erro de 4% para mais ou para menos. Luizão figura na terceira posição.

    Em sentença expedida ontem (01) a juíza Milene Aparecida Beltramini considerou que não há sequer indícios de irregularidade no levantamento.

    O resultado da pesquisa havia sido contestado pela coligação ‘Chegou a Hora de Mudar’, liderada pelo candidato Luizão, inconformado com o terceiro lugar. Na ação, esta coligação questionava o cumprimento de procedimentos previsto na legislação e pedia a impugnação da pesquisa. Após análise minuciosa a juíza descartou os argumentos da coligação de Luizão.
    “Não restou comprovado nos autos nenhum indício de vício, fraude ou erro grave, capaz de comprometer a veracidade da pesquisa realizada pela impugnada, vez que houve o cumprimento de todos os requisitos legais. Em face do exposto, julgo IMPROCEDENTE a presente impugnação para reconhecer a regularidade da pesquisa”, fundamentou a Juíza Eleitoral Milene, ao confirmar a lisura do levantamento.

    Na decisão a magistrada detalha que o instituto apresentou a relação de bairros com indicativo da quantidade de eleitores pesquisados, relacionando a metodologia e também a margem de erro do levantamento. Segundo ela, foram cumpridas “a totalidade das regras atinentes a pesquisa eleitoral descritas na Resolução TSE nº 23.600/19”.

    A mesma pesquisa aferiu também as intenções de votos totais, considerando a opinião dos eleitores indecisos e também dos que avaliam se abster, votar em branco ou anular o voto. Neste caso Pátio aparece com 18% das intenções de votos, seguido de perto por Thiago Muniz, com 16,25%, enquanto 24% dos eleitores declararam ainda não saber em quem vão votar, e 8,75% declararam não votar em nenhum dos candidatos.