17 de abril de 2021
Mais
    Capa Destaques Comissão apresentará projeto de tombamento de sede da Fazenda Velha
    PATRIMÔNIO HISTÓRICO

    Comissão apresentará projeto de tombamento de sede da Fazenda Velha

    O tombamento e preservação do prédio é cobrado por um grupo de moradores da cidade

    A Comissão de Tombamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) está concluindo um relatório em que pede o tombamento da sede da Fazenda Velha, construção histórica datada do início do século passado e que está sob risco de ruir a qualquer momento. O tombamento e a restauração do imóvel são cobrados por um grupo de pessoas e o documento que pede a ação deve ser entregue ao prefeito na próxima semana.

    De acordo com o técnico cultural e presidente da Comissão de Tombamento, José Roberto de Souza, a partir da entrega do relatório e do futuro tombamento, será possível a aquisição da área onde está localizada a construção histórica, para em seguida ser contratado o serviço de restauração da mesma. “Estamos em fase de conclusão do processo de tombamento, que deve ser finalizado na semana que vem. Na segunda ou terça-feira deveremos protocolar ele na prefeitura. Esse processo, faculta à prefeitura, depois de analisar o documento, promover o decreto tombando (o imóvel histórico). A partir do tombamento, a prefeitura poderá fazer alguma coisa com o bem. Antes de tombar, a prefeitura não pode fazer”, explicou.

    Imagem: Ze Roberto Secult 1 Comissão apresentará projeto de tombamento de sede da Fazenda Velha
    “Estamos em fase de conclusão do processo de tombamento”, informou José Roberto de Souza, presidente da Comissão de Tombamento da Secult

    Ele explicou ainda que é intenção do Município adquirir a área do entorno da sede da Fazenda Velha e ali, além de restaurar a construção, construir um parque histórico e ambiental, mas tudo depende do tombamento, para que depois seja dado início a todo o processo de aquisição da área e posterior restauração do patrimônio histórico da cidade.

    A sede da Fazenda Velha é uma das construções mais importantes e antigas de Rondonópolis, tendo sido um posto de suporte para viajantes que navegavam pelo Rio Vermelho no início do aglomerado de pessoas que viria a se tornar rica e próspera cidade mais importante do interior de Mato Grosso. O local inclusive serviu de moradia para o Marechal Rondon, patrono da cidade e das Comunicações.

    Outros prédios históricos

    José Roberto ainda informou que estão em fase bem avançadas as negociações para a aquisição do prédio do Correio Velho, que fica na Avenida Marechal Rondon e abrigou o Correios em Rondonópolis nos seus primórdios está sendo negociada em troca de impostos devidos pelo próprio Correios, o que facilita o processo. Da mesma forma, a sede do primeiro aeroporto da cidade, que fica região do bairro Santa Cruz, também será objeto de estudo para o tombamento e posterior restauração do mesmo.