Agora MT Mundo Europa vai adquirir mais de 100 milhões de doses de vacina Pfizer
SAÚDE

Europa vai adquirir mais de 100 milhões de doses de vacina Pfizer

Decisão foi tomada depois que outras vacinas atrasaram testes clínicos, forçando bloco a depender de menos fabricantes

R7
VIA

Imagem: Vacina Europa vai adquirir mais de 100 milhões de doses de vacina Pfizer
Reprodução

A União Europeia vai comprar 100 milhões de doses extras da vacina da Pfizer e da BioNTech contra a covid-19, elevando o total para 300 milhões de doses, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta terça-feira (29).

“Decidimos pegar 100 milhões de doses adicionais da vacina BioNTech/Pfizer, que já está sendo usada para vacinar pessoas em toda a UE”, disse ela no Twitter.

“Teremos, portanto, 300 milhões de doses desta vacina, que foi avaliada como segura e eficaz”, acrescentou.

A decisão foi tomada depois que algumas das vacinas candidatas encomendadas pela UE sofreram atrasos inesperados em testes clínicos, forçando o bloco e outras nações ricas a depender de vacinas de menos fabricantes do que o inicialmente planejado.

A vacina da Pfizer/BioNTech, a primeira vacina contra covid-19 a ser aprovada pelos reguladores de medicamentos de países ocidentais, está sendo aplicada em países como Reino Unido e Estados Unidos.

Segundo o contrato da UE, as duas empresas se comprometeram a entregar rapidamente 200 milhões de doses após a aprovação regulatória por 15,5 euros cada, disseram autoridades da UE à Reuters em novembro.

Os 100 milhões de doses extras serão fornecidos pelo mesmo preço, mas com cronograma a ser negociado, disseram autoridades da UE.

Com uma população de 450 milhões, o bloco agora depende dos 200 milhões de vacinas da Pfizer que já encomendou para suas primeiras vacinações.

Em janeiro, a UE também deve aprovar a vacina desenvolvida pela Moderna. O bloco tem um pedido inicial de 80 milhões de doses, com opção de mais 80 milhões.

As vacinas da Pfizer e da Moderna requerem duas doses por pessoa. No total, a UE reservou quase 1,3 bilhão de doses de vacinas em acordos com Pfizer/BioNTech, Moderna, Johnson & Johnson, AstraZeneca/Oxford, Sanofi/GSK e CureVac, e tem opções para comprar outros 660 milhões de doses.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas