17 de abril de 2021
Mais
    Capa Destaques Câmara ainda não definiu nova composição de comissões
    LEGISLATIVO

    Câmara ainda não definiu nova composição de comissões

    São as comissões que analisam os projetos de lei antes de levá-los para serem votados em Plenário

    Imagem: 21 vereadores de Rondonopolis Câmara ainda não definiu nova composição de comissões
    A pandemia da Covid-19 impediu que todos os 21 vereadores de Rondonópolis se reunissem apra definir composição das comissões permanentes – Foto Messias Filho/AgoraMT

    Empossados a quase um mês, os novos vereadores de Rondonópolis ainda não definiram quem serão os membros das comissões temáticas do Parlamento, responsáveis por analisar a legalidade, entre outros aspectos técnicos, dos projetos de lei que ali tramitam antes de irem para o Plenário serem votados. Ao todo, o Legislativo possui 12 comissões permanentes, que ainda aguardam a definição de seus componentes.

    O motivo da demora na definição dos novos componentes das comissões é a pandemia do novo coronavírus, que já infectou uma grande parte dos 21 vereadores da Casa de Leis, principalmente nesse início de ano, impedindo que todos se reúnam para definir a situação.

    No momento, apenas o novato Marisvaldo Gonçalves dos Santos (PSL) está acometido pela doença, mas antes dele outros também ficaram fora de ação devido á doença.

    A previsão é que o vereador se recupere logo e que nenhum outro venha a contrair a doença e que tudo se defina no mais tardar na próxima semana, já que as comissões estão inativas e desfalcadas, já que vários vereadores da legislatura anterior não conseguiram se reeleger.

    Cada uma das 12 comissões precisa ter um presidente, um relator e um membro efetivo, além de dois suplentes. Os vereadores podem participar de mais de uma comissão.

    As comissões permanentes da Câmara são a de Redação; de Ciência, Inovação e Tecnologias; de Meio Ambiente; Saúde, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos; Agricultura; Indústria, Comércio e Turismo; Cultura, Esporte e Lazer; Educação; Obras e Serviços Públicos; Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana; Finanças e Orçamento; e por último a de Constituição, Justiça, Segurança Pública e Defesa do Consumidor.