O 4º Comando Regional da Polícia Militar, com sede em Rondonópolis, divulgou para imprensa a produtividade e a redução da criminalidade de janeiro a dezembro de 2020.
Segundo os dados, foram apreendidas duas toneladas de entorpecentes, 247 armas de fogo, 23 pessoas presas por mandados e 1.085 em flagrante.
Ainda de acordo com as informações, houve redução nos crimes de furto, roubo e homicídios.
Conforme os números, a redução nos furtos foi de 23%, de roubos 38% e de homicídios 3%.
O Comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Candido, essa diferente positiva nos índices é principalmente devido ao comprometimento da tropa.
“ Nosso policiamento é baseado em dados, em mapeamento das áreas de risco por meio de informações da Agência Regional de Inteligência. Algumas ações têm sido eficazes, como o ‘Plano Guardião do Sudeste’ onde existe um grupo de WhatsApp com representantes de diversos seguimentos, como por exemplo, rede hoteleira, setor rural e postos de combustíveis”.
Outro destaque é o plano de defesa. “Quando existe um roubo a residência ou de veículo, nossos policiais já sabem onde se posicionar, evitando que esses criminosos consigam deixar a cidade com os produtos ou bens materiais” destacou o comandante.
Vale ressaltar, a sensação de segurança também é repassada para a população que precisa ir para o trabalho de madrugada ou fazer algum tipo de atividade física. “Temos diversas viaturas posicionadas em pontos estratégicos para evitar qualquer ação criminal contra os moradores dessa cidade”, finalizou tenente-coronel Candido.