Agora MT Brasil Vírus em forma de falsa promoção tenta se propagar pelo WhatsApp
ARMADILHA

Vírus em forma de falsa promoção tenta se propagar pelo WhatsApp

Golpe oferece prêmio em nome de fabricante de celular em site clonado da Play Store.

G1
VIA

Imagem: aplicativo Vírus em forma de falsa promoção tenta se propagar pelo WhatsApp
Reprodução

Especialistas em segurança encontraram uma praga digital que tenta se espalhar pelo WhatsApp usando respostas automáticas contendo um link que direciona para um site com visual idêntico ao da Play Store para oferecer um aplicativo falso em nome da fabricante Huawei.

mensagem fraudulenta, que é enviada em inglês, diz que o usuário poderá ganhar um celular grátis caso instale o aplicativo sugerido. A oferta é totalmente falsa e lembra outras iscas que criminosos já usaram para disseminar apps falsos, como tênis, ingressos para eventos e tratamentos odontológicos.

Porém, a carga maliciosa mais agressiva deste app – por tentar se espalhar através do WhatsApp – aparentemente impediu que ele fosse cadastrado na loja oficial do Android.

Na prática, é muito mais difícil de instalar um app fora da loja e, dependendo das configurações do aparelho, o download será totalmente bloqueado.

Por esse motivo, é improvável que o vírus esteja conseguindo se espalhar de forma efetiva.

Para responder às mensagens recebidas pelo WhatsApp, o app malicioso também depende de permissões especiais, como o acesso às notificações e a autorização para se sobrepor a outros aplicativos.

Embora também sejam utilizadas por aplicativos legítimos, essas permissões são perigosas.

Depois de instalado, o aplicativo orienta o usuário a seguir os passos necessários para dar todas as permissões que ele precisa para funcionar.

Se o usuário seguir os passos sugeridos, o app poderá funcionar o tempo todo em plano de fundo, respondendo os contatos conforme as mensagens chegam.

De acordo com Lukas Stefanko, pesquisador especializado em ameaças para celulares da fabricante de antivírus Eset, é provável que o objetivo do app malicioso seja realizar fraudes com assinaturas.

Dessa forma, a vítima pode ser cobrada por serviços que não contratou, gerando comissões para os responsáveis pela praga digital.

Baixa sofisticação

 

Apesar de ser notável pela tentativa de se espalhar usando o WhatsApp, a praga digital é bastante rudimentar em seu funcionamento.

Ela não tenta apagar a mensagem maliciosa enviada, permitindo que a vítima perceba facilmente que há algo de errado com o smartphone.

Isso se deve em grande parte ao fato de que o app malicioso não interage diretamente com o WhatsApp.

Em vez disso, ele utiliza o recurso de “Responder” disponível na própria notificação. Sem uma “ponte” mais direta com o WhatsApp, o vírus não é capaz de remover mensagens para apagar os vestígios da sua atuação.

Além disso, o app malicioso oferecido no link será o mesmo que a própria vítima instalou para ter seu aparelho contaminado. Dessa forma, fica mais fácil identificar o app que está causando problema e desinstalá-lo.

O link malicioso é enviado apenas uma vez a cada hora para cada contato, mas isso ainda significa que a mensagem pode ser enviada várias vezes por dia. É muito improvável que a vítima não perceba o ataque e tome atitudes para interromper o envio da mensagem.

Desinstalar o app falso ou restaurar o aparelho para as configurações de fábrica deve ser suficiente para eliminar a praga digital.

Relacionadas

Falta de acesso à água potável atinge 33 milhões de pessoas no Brasil

No Brasil, cerca de 33 milhões de pessoas vivem sem acesso à água potável, segundo dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil. O dado chama...

Governo prevê queda no preço dos alimentos no primeiro semestre, diz ministro da Agricultura

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quinta-feira (20) que a área econômica do governo federal prevê deflação no preço dos...

Motoristas têm até o dia 31 para fazer exame toxicológico

Termina no dia 31 de março o prazo para a realização do exame toxicológico dos motoristas das categorias C, D e E que têm...

Em um ano, patrimônio de mulher de delegado investigado por morte de Marielle cresceu 1.444%

O relatório da Polícia Federal sobre as mortes da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes mostraram que Érika Andrade de Almeida Araújo,...

Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Produtores de 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito rural para investimentos, autorizou nesta...

Remédios devem ficar 4,5% mais caros a partir de abril

O preço dos remédios deve ficar 4,5% mais caros a partir de abril. O reajuste anual dos medicamentos deve repor a inflação, segundo estimativa...

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

O Brasil fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 306.111 empregos com carteira assinada, resultado de 2.249.070 admissões e de 1.942.959 desligamentos....

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores...

Daniel Alves paga fiança de 1 milhão de euros e já pode deixar a prisão em Barcelona

O jogador brasileiro Daniel Alves, condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma mulher, pagou nesta segunda-feira (25) a fiança...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas