19 de abril de 2021
Mais
    Capa Notícias Deputado requer prorrogação de auxílio para trabalhadores da saúde
    NA LINHA DE FRENTE

    Deputado requer prorrogação de auxílio para trabalhadores da saúde

    Auxílio para profissionais da saúde foi encerrado, mas tempestade da pandemia continuará pelo ano todo

    O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) requereu a prorrogação do auxílio concedido aos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia de covid-19 em Mato Grosso, inclusive os que atuam em regime de plantão. O auxílio se encerrou em dezembro de 2020 e Lúdio apresentou requerimento nesta semana para que o governador envie novo projeto de lei estendendo o pagamento até 31 de dezembro de 2021.

    - Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO
    Lúdio falou sobre a política em Mato Grosso e qual rumo do partido em 2018 – Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO

    “A lei aprovada no ano passado foi prorrogada até dezembro, mas perdeu a vigência. E os trabalhadores continuam vivendo o mesmo drama nas unidades de saúde que atendem covid-19 em Mato Grosso. O requerimento é para que o governador prorrogue o auxílio até o fim deste ano, porque sabemos que conviveremos nessa tempestade por muito tempo ainda”, disse Lúdio.

    Como médico sanitarista, Lúdio tem monitorado a evolução da covid-19 em Mato Grosso e semanalmente faz projeções dos possíveis cenários futuros. Com a segunda onda de contágios e a vacinação da população avançando em ritmo muito lento, a pandemia deve se prolongar por todo o ano de 2021. Lúdio citou ainda o surgimento de novas variantes do vírus, com maior transmissibilidade, e que podem ser mais agressivos.

    Na votação do projeto original, em julho de 2020, Lúdio havia proposto um substitutivo e duas emendas para tornar o auxílio mais justo, de modo que todos os trabalhadores da linha de frente da saúde ganhassem o valor de R$ 1,1 mil. A proposta de mudança, porém, foi reprovada em plenário.