20 de abril de 2021
Mais
    Capa Destaques Empresa responsável garante laudo pericial em até 90 dias
    GASODUTO QUE EXPLODIU

    Empresa responsável garante laudo pericial em até 90 dias

    Abastecimento de gás para indústrias de Mato Grosso volta ao normal a partir da próxima segunda-feira (8)

    Imagem: Explosao do gasoduto Empresa responsável garante laudo pericial em até 90 dias
    A explosão do gasoduto aconteceu no último dia 30 de janeiro, no município de Nossa Senhora do Livramento – Foto Reprodução

    Representantes da empresa Âmbar Energia, responsável pelo gasoduto Brasil/Bolívia, estiveram reunidos, de forma remota, com a Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa (AL), garantiu aos deputados que um laudo pericial ficará pronto no máximo em até 90 dias, e que o abastecimento de gás volta à normalidade na próxima segunda-feira (8). Um pequeno trecho do gasoduto em questão explodiu no último dia 30 de janeiro, no município de Nossa Senhora de Livramento, levantando uma enorme quantidade de poeira e assustando quem passava pelo local no momento da explosão.

    A reunião aconteceu na quinta-feira (4), e contou ainda com representantes Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros, Secretaria da Indústria, Comércio, Minas e Energia, MT Gás, e da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).

    Imagem: Reuniao virtual AL Empresa responsável garante laudo pericial em até 90 dias
    A reunião virtual aconteceu na última quinta (4) – Foto Assessoria

    De acordo com o representante da Âmbar Energia, Fábio Teles, tanto técnicos da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado (Politec) e da Agência Nacional de Petróleo (ANP) estão acompanhando a investigação. “As condições estruturais de manutenção do gasoduto são muito boas, não tendo nenhum ponto de corrosão e as soldas estão perfeitas. O laudo deve ficar pronto no máximo em até 90 dias”, falou.

    Ele adiantou que os reparos para refazerem a tubulação já começaram há alguns dias, e que o abastecimento de gás voltará na próxima segunda-feira (8).

    A explosão aconteceu numa área da fazenda Bom Jardim, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento, e o representante da Âmbar garantiu que foram tomados todos os procedimentos de cautela e segurança após o acidente.

    ENTENDA MELHOR

    A explosão no gasoduto abriu um buraco de 150 metros quadrados e 5 metros de profundidade. Em território brasileiro, o gasoduto passa pelos municípios de Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande e Cuiabá. No total, o gasoduto Mato Grosso tem 645 quilômetros de extensão, sendo 362 quilômetros em território boliviano e 283 quilômetros em território brasileiro.

    A implantação do gasoduto é tida como de extrema importância para o setor energético do Brasil, promovendo um incremento na disponibilidade de gás natural no mercado nacional.