Agora MT Mundo Forte tempestade de neve atinge o Estados Unidos
MUNDO

Forte tempestade de neve atinge o Estados Unidos

Mais de 100 milhões de pessoas que residem no meio-oeste americano foram afetadas por tempestades de inverno de intensidade variável

R7
VIA

Imagem: Tempestade de neve 1 Forte tempestade de neve atinge o Estados Unidos
Reprodução

Uma tempestade congelante atingiu o nordeste dos Estados Unidos nesta quinta-feira (18), após envolver o sul e o centro do país em uma onda polar que deixou milhões sem energia no Texas.

A massa de ar do Ártico atingiu vários estados mais acostumados a um recorde de calor do que às baixas temperaturas desde a segunda-feira (15), matando dezenas e forçando mais de sete milhões de texanos a ferver água antes de bebê-la.

Haverá “neve e gelo das planícies do sul ao meio Atlântico e nordeste”, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) nesta quinta-feira. “O frio intenso continua”, acrescentou.

Em Nova York, onde grandes flocos caem desde a manhã, uma queda de neve de até 13 cm é aguardada para a noite desta quinta-feira, com cerca de 8 cm a mais na madrugada de sexta-feira (19), segundo o NWS.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, indicou que o mau tempo que atinge grande parte do país atrasou a chegada das doses da vacina contra a covid-19 e impediu que cerca de 30 mil consultas fossem realizadas para que ocorresse a vacinação.

O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, também anunciou o fechamento de vários locais de vacinação.

Mais de 100 milhões de pessoas que residem no meio-oeste americano foram afetadas por tempestades de inverno de intensidade variável.

A eletricidade está sendo gradualmente restaurada: Greg Abbott, o governador do Texas, o estado mais atingido pelas tempestades, informou que 1,6 milhão de casas voltaram a ter energia na quarta-feira.

No entanto, quase um milhão de pessoas ainda estava sem energia em todo o país nesta quinta-feira, cerca de 500.000 delas no Texas, a capital energética, e o restante em Mississippi, Louisiana, Oregon e Kentucky, segundo o site PowerOutage.us.

No Texas, milhões ficaram sem calefação e usaram lenha, churrasqueiras, geradores a gás e os próprios carros para se aquecer.

Uma mulher e uma menina morreram intoxicadas por monóxido de carbono ao tentar se aquecer em seu carro, informou a polícia de Houston.

David Hernández, de 38 anos, passou a noite em uma igreja de Houston com outras pessoas que se refugiaram do frio no local.

“Meu carro atolou e tentei dormir lá dentro, mas estava muito frio. Todos os líquidos congelaram, então era como dormir em uma geladeira. “Tive que vir aqui, não tive escolha”. contou.

As autoridades do Texas abriram 300 “centros de aquecimento” em todo o estado.O Texas, o centro energético do país, rico em petróleo e gás natural, é o único estado continental dos Estados Unidos com rede elétrica independente. Porém, o frio expôs as falhas da rede diante das temperaturas extremas e dos efeitos das mudanças climáticas.

Beto O’Rourke, ex-candidato presidencial do Texas, alertou que este poderia se tornar “um estado falido”.

O presidente Joe Biden ordenou que a agência federal de emergências FEMA coordenasse os esforços de resgate em Oklahoma após as autoridades declararem emergência no estado.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas